Meio Bit » Arquivo » Internet » "Vírus do orkut" gera caos na rede social

"Vírus do orkut" gera caos na rede social

13 anos e meio atrás

bug no orkut.Desde a noite de ontem, circula no orkut um código JavaScript malicioso que é executado automaticamente assim que um usuário acessa a página de recados de um contato que já foi afetado pelo problema. A técnica usada para a propagação de vírus é a XSS, semelhante à que, dias atrás, causou transtornos no Twitter àqueles que usam a interface web do microblog.

No orkut, o script cadastra os membros afetados na comunidade "Infectados pelo Vírus do Orkut", impede a navegação normal dentro da rede social e, segundo relatos colhidos no Twitter, exibe uma janela com os dizeres "Pegadinha do Mallandro". É importante ressaltar que embora a falha tenha comportamento semelhante ao de um vírus, ela não atinge o computador do usuário, ou seja, só causa estragos no orkut.

Segundo informações do G1, até o momento mais de 180 mil pessoas já foram afetadas. O número é considerável, embora pequeno em comparação ao total de usuários da rede, mas dada a característica viral, tem potencial para causar muito estrago.

A Google, proprietária do orkut, foi notificada do problema ontem mesmo, momentos depois que a falha começou a se alastrar pelos perfis. Até o momento, porém, a empresa não se manifestou.

Por ora, a recomendação é que se evite acessar as páginas de recados dos contatos, e de modo geral, o próprio orkut — não se sabe, por exemplo, se o método de "infecção" pode ser aplicado em outras áreas da rede.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários