Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Street View dá as caras no Brasil

Google Street View dá as caras no Brasil

Depois de vários meses, é possível enfim acompanhar o resultado da empreitada da Google para dar vida ao Street View no Brasil em três capitais e seus arredores.

13 anos atrás

Depois de mais de um ano fotografando as mais diversas ruas num icônico Fiat Stilo vermelho, finalmente podemos ver o resultado do começo da jornada do Google Street View pelo nosso país. Por enquanto apenas as cidades de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte tiveram quase 100% de ruas varridas por fotografias em 360° (horizontais, já que na vertical “só” 290° são praticáveis). Parte das regiões metropolitanas dessas cidades também estão visíveis, bem como a surpresa do mapeamento de cidades históricas de Minas Gerais, como Mariana e Ouro Preto. Ao todo, 51 municípios já tiveram pelo menos uma foto tirada pelo veículo.

Mesmo não morando nos locais privilegiados pela novidade, vale a pena ver como anda o serviço até agora e aproveitar para, claro, ter uma prévia da qualidade mostrada até agora já que, vale lembrar, a intenção da Google é mapear ruas de cerca de 90% do Brasil em 2 anos.

Se depender pura e simplesmente da qualidade fotográfica, não há muito o que reclamar. A resolução é alta, conseguindo trazer com fidelidade a aparência das regiões visitadas. Alguns problemas, claro, existem e se devem principalmente a prevenção que a empresa vem tomando por conta de experiências passadas não tão boas nos países onde o Street View já não é mais novidade, como uma certa censura exagerada nos rostos (automatizada via software, com raras exceções), sobrando até para estátuas (a do Borba Gato, o exemplo mais comentado do dia de estreia) e grafites, de modo a evitar reclamações em excesso quanto a invasão de privacidade. Detalhe suportável, que tira bem pouco do grande brilho e funcionalidade que o serviço tem.

Google Street View em 3D; detalhe para o Stilo vermelho com a câmera acoplada.

Google Street View em 3D, acessível via menu do botão direito.

Algumas bizarrices, no entanto, nenhum programa per se consegue apagar. Não são novas e isoladas, já exigiram de funcionários da Google uma dose extra de café e analgésicos, e sempre rendem meses de conteúdo a sites dedicados a achá-las. Nos estimados 150 mil quilômetros de vias já visíveis por aqui, não ia demorar para pipocarem várias. Entre bundalelês e aparelhos digestórios revoltados, um foi o que mais chamou a atenção e fez notícia em vários portais de notícias nacionais conceituados: a de dois corpos estirados no chão (um no Rio, outro em BH). Passa longe daquela morte de brincadeira que fez barulho mundo afora há alguns meses atrás; aqui o caso é mais NSFW. Elas já foram removidas, porém se você realmente estiver com curiosidade (e estômago) para ver essas e mais outras ainda surreais, mas mais sutis, é só pular num desses sites citados aqui, dedicados a mostrar esquisitices da versão nacional do Street View.

A Google estreou também o site exploreostreetview.com.br, com uma galeria de lugares que valem a visita virtual. Ainda no site rola uma promoção para encontrar o homenzinho amarelo símbolo do Street View, o Pegman, valendo um smartphone com Android (prevejo comentários chutando a versão que acompanhará o bendito). Ah, o mascote tem também sua versão de papel DIY. E também é bastante recomendado passar pela seção Lugares Imperdíveis, que permite sugerir regiões do Brasil que deveriam ser visitadas pela Trike, um triciclo com a mesma incrível câmera 360°, voltada para lugares onde as quatro rodas não têm vez.

E antes que esqueça: a honra de estrear o serviço na América Latina é nossa, mas não somos só nós que damos as boas-vindas a ele; Irlanda e Antártica (talvez o único canto que ficará livre de processos judiciais) também estão na lista, concluindo a meta da Google de mapear os 7 continentes e dominar o mundo. Não se esqueça daquele tour quase obrigatório para ver como ficou sua casa ou a de parentes na foto, ou então ir preparando algo para fazer quando aquele vermelhão passar por aí na sua cidade.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários