Meio Bit » Arquivo » Internet » RockMelt Browser: Novidade na Nuvem

RockMelt Browser: Novidade na Nuvem

Conheça o RockMelt, navegador social do mesmo criador do antigo Netscape.

13 anos atrás

rockmelt.jpg

Sussura em seu ouvido esquerdo a voz que diz "prepare-se para abandonar tudo, o futuro é CSS3, HTML5 e Cloud". Em seu ouvido direito, os demonios do Meio Bit dão um berro: "Naaaaaaaaaah! Ah, vá?"

Enquanto a profecia maldita leva seu tempo natural para se instalar e todos os desenvolvedores da Babalônia consigam transformar a rede mundial no Eldorado sem Flash e sem SilverLight, seguimos com a precavida peregrinação de aproveitar as boas novas que nascem da transição.

O RockMelt é mais um lançamento de browser. Nesse caso, um navegador tipo-nuvem que utiliza o sistema de autenticação do Facebook, alguns APIs e outras traquitanas para poder carregar nas costas a alcunha de "um navegador socialmente eshhhperto".

Com a defesa de que "navegar = interatividade" e que os navegadores atuais registram a sua experiência apenas em sua própria máquina (cache local), o RockMelt procura registrar o seu perfil de navegação e concentrar todo o seu 'jeito' de navegar em um único lugar: online, na nuvem.

A idéia pode parecer bastante simples: cachear todas as suas preferências, configurações, histórico, bookmarks, etc... tudo online. E é.

  • Download » RockMelt

Comumente, este é um panorama de funções que tem agradado uma grande maioria e pode estar chegando em ótima hora. O bacanudo Xmarks havia prometido desligar os aparelhos mas foi surpreendido por milhares de usuários que ficaram chateados com a notícia. Resultado: o Xmarks vive.

Os APIs e o formato de navegador ao invés de integrador podem se converter no formato ideal para quem navega bastante e de lugares/máquinas distintas. Não se menciona como o RockMelt responde à navegação mobile. Se der igual suporte a isso (é provável que sim) é ao meu ver um forte candidato à cerejinha no topo do Sundae...

O RockMelt está em Beta e ainda sob convite. Quem usa e gosta do Google Chrome (Mac/Win) vai se sentir em casa, pois todo o projeto foi construído a partir do codeline do Chromium (projeto Open Source do navegador Made in Google).

Em uma outra publicação que escrevi sobre o Cruz (um navegador simples e bacana baseado em WebKit para OSX) já havíamos falado sobre o que era possível fazer para se ter no mesmo ambiente principal de navegação duas janelas sociais com browser-agents distintos, por exemplo. O RockMelt promete eliminarmos a mutretagem, oferecendo a possibilidade organizarmos o barraco.

Também com o formato concentrado de três colunas, o novo navegador oferece uma lista com os seus contatos favoritos à esquerda e uma outra com os seus bookmarks e histórico à direita. Nem mais, nem menos. O que faz a diferença são algumas funções de drag-and-drop bastante práticas e simples que costuram tudo: navegação, favs, links, rede social, recomendações, chat, etc... (veja vídeo abaixo).

Se o futuro ainda demora para chegar ou não, isso é problema das pequenas vozes a sussurrar aos ouvidos dos early-adopters. O RockMelt garante que a sua arquitetura sempre dará suporte às ótimas novas da terra prometida (toda as extensões do Chrome, feeds, widgets, CSS3, HTML5, etc).

Se quiser ser arrebatado quando se abrirem as portas do céu, peça um convite.

[Website | Tumblr]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários