Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Estúdio Brasil – 3º Dia

Estúdio Brasil – 3º Dia

13 anos atrás

Com muita tristeza que chegamos ao último dia do evento. Foram 3 dias de muita informação e fotos incríveis aqui no Memorial da América Latina. Muita gente famosa nos palcos e na platéia também (Clício Barroso, Danilo Russo, entre outros) que ajudaram a essa edição do Estúdio Brasil ser uma das melhores. Mas, vamos falar um pouco do que aconteceu nesse último dia.

Ao contrário dos dois primeiros dias, as palestras começaram um pouco mais cedo, sendo que tivemos duas antes do almoço e duas depois. Como muita gente veio de fora de São Paulo para participar, talvez a escolha desse horário se deva a vontade das pessoas de voltar para suas casas. A primeira palestra do dia foi de Mauro Holanda, que veio falar sobre fotografia de gastronomia. Essa é uma área em que vejo poucas pessoas atuando. Palestra muito bacana e que trouxe os fundamentos básicos para quem quer se aventurar nessa categoria de fotografia. O que achei mais legal é que o Mauro adaptou a sua apresentação para que os ouvintes pudessem executar o trabalho com o mínimo de equipamento possível. Preocupação para com os iniciantes. Em algumas fotos, foram usados apenas flashes compactos e o resultado foi perfeito. Aqui vale aquela velha máxima que o mais importante é o profissional e não tanto o equipamento.

A segunda palestra do dia foi a mais divertida. O fotógrafo Johnny Duarte chegou para falar sobre fotografia de animais de estimação. Muitos dos meus amigos não ligados a fotografia, principalmente aqui no interior, acham que isso é um tipo de piada, mas o mercado de fotografia de animais de estimação é um dos que mais crescem no Brasil, principalmente entre a classe mais rica. Quem aqui já não viu alguém tratando seu cachorrinho como um membro efetivo da família? Pois bem, esse é o público que paga para ter fotos profissionais de seus animais. O fotógrafo mostrou um pouco de seu trabalho, técnicas para relaxar animais dentro do estúdio e a diferença entre fotografar o mercado Pet e o mercado de criadores de animais. A parte engraçada ficou por conta dos diversos animais adestrados que foram levados ao palco para as demonstrações práticas de estúdio.

11112010-IMG_0191

A terceira palestra foi uma das mais bacanas de todo o evento. Tivemos no palco os irmãos Joel e Isa Reichert de Novo Hamburgo. Eles vieram falar sobre como fugir do lugar comum e fazer Books diferenciados. O ponto forte aqui foi o bom humor e a capacidade de comunicação dos palestrantes. Mas, isso não é de se estranhar, pois ambos possuem uma escola de fotografia e ministram aulas há muito tempo. Aqui o papo foi sobre direção de modelo e posicionamento da luz. Legal notar que fazendo as coisas ao contrário do que mandam algumas regrinhas a foto pode ficar muito mais bacana. Diria que a parte prática, com um casal de modelos, foi a melhor apresentada em todo o evento.

11112010-IMG_0207

E por último, porém longe de ser a menos importante, tivemos a palestra de Fernanda Sá, especialista em fotos de crianças e gestantes. Creio que 90% das mulheres presentes estavam esperando justamente por essa apresentação. Fernanda Sá se mostrou uma pessoa muito tranqüila e fez uma apresentação didática e bem organizada. Ela mostrou todos os passos adotados em seu estúdio para trabalhar com as futuras mamães e alguns truques para relaxar a modelo e como fazer o pai da criança entrar na brincadeira de maneira natural e espontânea. Tivemos no palco um estúdio com três ambientes montados e muita experiência prática para os participantes. O mercado de fotografia de gestantes cresceu muito e as que mais fotografam nessa categoria são mulheres, por conta da sensibilidade. Ótima apresentação.

11112010-IMG_0212

11112010-IMG_0217

No fim, nos restou pegar o ônibus e voltar para casa com muita informação e várias novas amizades. Agradeço aqui à Editora Photos e ao Meio Bit por me darem a oportunidade de fazer a cobertura completa do evento. O próximo evento fotográfico já está marcado e encontraremos toda essa galera novamente no Wedding Brasil 2011 em abril.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários