Meio Bit » Arquivo » Games » GeForce GTX 580: nVidia corre atrás das Radeon HD 6000 com o verdadeiro Fermi?

GeForce GTX 580: nVidia corre atrás das Radeon HD 6000 com o verdadeiro Fermi?

Vista seu terno Armani e use seus óculos Dolce & Gabbana para contemplar o glamouroso desfile Graphics Fashion 12 da nVidia, com a participação especial da Top Model internacional, a GeForce GTX 580.

13 anos atrás

Imaginemos a seguinte situação: acabamos de fazer aquele generoso investimento por uma nova placa de vídeo no computador desktop.

Ela ficará escondida dentro daquele gabinete metálico, sendo notada apenas quando saciamos o desejo pelos melhores e mais fluidos gráficos tridimensionais que a nova peça permitirá, nos raros novos jogos para PCs.

Laguna_nGaGaGlasses_11nov2010

Como ostentar tal luxo?

Como alimentaremos uma possível admiração alheia por esse investimento sofisticado que, fisicamente, parece ser tão discreto?

Bom, alguns modificam bastante o gabinete a fim de exibir todo o interior do desktop, ao colocar mais furos e janelas: o porém é que tal reforma só parece chamar a atenção dos micreiros e outros entusiastas por casemod.

Mas há uma outra alternativa mais esperta, mais elegante, mais fashion e alinhada com as “tendências da estação”: se a moda é o 3D estereoscópico, por que não entrar nela com muito estilo?

No próximo mês, dezembro (aka final da primavera), a chiquérrima grife italiana Gucci colocará no mercado estilosos óculos compatíveis com o 3D Vision Surround.

Isso mesmo, nada de baratos óculos futuristas vindos de filmes como Tron Legacy: o modelito de módicos US$ 225, dos óculos 3D unissex da Gucci, remete ao estilo retrô dos anos 80 e a armação tem basicamente o mesmo desenho que a diretora criativa Frida Giannini trouxe para a coleção Eyeweb Gucci, no inverno do ano passado.

Todo esse luxo combina com o glamouroso desfile Graphics Fashion 12, dos novos processadores gráficos DirectX 11 da nVidia. E a primeira GPU na tal passarela é ninguém menos que a badalada Top Model GeForce GTX 580:

Laguna_GeForce12_13nov2010

A bela modelo GF110, da camaleão verde de Santa Clara, desfilou em Portland seus 3 bilhões de transístores litografados a 40 nm.

Isso nos dá uma pastilha de silício com 520 mm² de área (10 mm² menor que o GF100).

Laguna_CompSpecs580_14nov2010

Só que a GF110 ainda é um chip tão grande que a respectiva placa de vídeo possui um generoso consumo elétrico máximo de 280 watts-hora (coisa chique mesmo é poder esbanjar na conta de luz, é ou não é?): a die propriamente dita necessita de um TDP por volta dos 243 watts para mantê-la arrefecida a 80 ºC!

São números que impressionam, embora a estilista da primeira GeForce 12 se trate de uma velha conhecida nossa: a microarquitetura Gráficos Fermi.

A famosa costureira taiwanesa, a TSMC, parece ter conseguido melhorar o yield em comparação com a situação inicial da GeForce 11: sim, a nVidia demorou mais seis meses para finalmente por no mercado o Fermi original, completinho (16 SMs inalterados) e “otimizado” a 772 MHz (72 MHz a mais que a GeForce GTX 480).

O que haveria de tão diferente na GeForce GTX 580?

A única otimização real que o tio Laguna notou, na microarquitetura do velho novo processador gráfico GF110, foi a capacidade de todas as 64 unidades texturizadoras também trabalharem com as velhas texturas em precisão parcial (FP16) num único “ciclo de clock”: algo que só me parece realmente útil para o filtro anisotrópico nos jogos DX9c e em outras aplicações com limitado nível de texturização.

Em quase todas as GPUs DX10, DX10.1 e DX11 lançadas até então (exceto pelas GF104, GF106 e GF108), somente metade das TMUs também trabalham com a precisão parcial e a outra metade era especializada na texturização dos polígonos com precisão “completa” (FP32) ou dupla (FP64).

Ao somarmos também a maior freqüência na memória (1,002 GHz ante os 948 MHz da GTX 480) no panorama, a nVidia alega que a GeForce GTX 580 conseguiria 14 % a mais de desempenho geral que a antecessora. Para não dizerem por aí que o tio Laguna é fã cego da concorrente, ele confiará na nVidia, até porque os testes a seguir não desmentem a camaleão verde (para o desespero de meu lado rubro):

Laguna_GF580HardOCP_13nov_2010

Laguna_Left4Dead2H_15nov2010

Podemos ver num dos dois testes acima, na resolução 2560x1600, que a GeForce GTX 580 cumpre com o prometido. Simples assim: a estreante da família GeForce 12 consegue ser o mais rápido processador gráfico DX11 da atualidade e deixa a dual-GPU Radeon HD 5970 em apuros. Os dois testes abaixo possuem comportamento semelhante:

Laguna_BatmanG580LR_15nov2010

Laguna_Starcraft2TR_13nov2010

O tio Laguna ficou bastante surpreso em ver a versão 2 GiB das placas de vídeo com a Radeon HD 5870 encostar na estreante GF110: será que a AMD+ATi economizou demais na quantidade de memória e tal contenção de custos representou um gargalo em resoluções maiores?

Suspeito que sim: ao que tudo indica, os próximos lançamentos da AMD incluirão 2 GiB por GPU nas respectivas placas de vídeo.

Isso quer dizer que veremos as high-end Radeon HD 6970 e 6950 com 2 GiB de memória de vídeo logo de cara e, possivelmente, a dual-GPU Radeon HD 6990 virá em longas placas de vídeo com 4 gigabytes: nem preciso dizer que tal quantidade de memória só será bem aproveitada nos sistemas operativos de 64 bits!

AMD HD3D: o concorrente do 3D Vision Surround

Aliás, não é somente com uma quantidade de memória maior que a AMD terá de se preocupar nos próximos lançamentos da série Radeon HD 6000: embora a série anterior (Radeon HD 5000) possua alguma capacidade de exibir imagens em 3D estereoscópico através do Eyefinity, foi na série 6000 que a AMD estabeleceu o seu recurso padrão para imagens estereoscópicas, o AMD HD3D.

Laguna_AMD_HD3D_15nov2010

Enquanto a nVidia desenvolve suas GPUs para oferecerem o 3D Vision Surround em televisores HDTV 3D Ready pela conexão HDMI ou então para os monitores com a rara conexão DVI Dual-Link, a AMD prefere adicionar o AMD HD3D através da larga conectividade proposta pelo DisplayPort, um padrão aberto de conexões digitais por onde passam áudio e vídeo.

Ambas as soluções parecem gerenciar bem uma única tela, mas eu tenho minhas dúvidas em relação a fazer o mesmo tão bem em diversas telas associadas (para formar uma única imagem em maior definição): cada tela adicional demanda mais processamento gráfico, justamente para manter os 120 fotogramas por segundo necessários para que cada olho do observador receba uma perspectiva tridimensional a 60 fps.

Para enxergar tais imagens estereoscópicas, normalmente a fabricante do televisor e/ou monitor sugere determinados óculos só compatíveis com este ou aquele modelo. Tanto a nVidia quanto a AMD dão essa liberdade, embora ambas se associem à tradicionais fabricantes de óculos, como a Gucci e a Oakley, para que haja alguma melhor otimização no uso desse cobiçado recurso visual em diferentes telas, de diversas faixas de preços.

A terceira versão da GeForce GTX 460

Por falar em maior diversidade de preços, a nVidia fez um outro lançamento, bem silencioso e paralelo à GeForce GTX 580: uma versão intermediária da GeForce GTX 460, a Special Edition.

Laguna_GTX460SE_16nov2010

Quatro boas opções de GPUs mid-end, em placas de vídeo de 200 dólares ou pouco menos…

Em comparação com a versão mais completa, a Special Edition da GeForce GTX 460 perde um SM mas mantém todas as unidades rasterizadoras e a interface de memória de 256 bits, sem contar os 256 MiB de memória GDDR5 a mais que a placa de vídeo com a outra versão da GF104.

Outro lançamento silencioso da nVidia poderia ser uma GeForce GTX 570, mas ainda é um tanto cercada por rumores: dizem que ela substituiria a atual GeForce GTX 480, ao ser constituída por 15 SMs da GF110.

É, este final de ano promete… 😮

relacionados


Comentários