Meio Bit » Arquivo » Hardware » Review: Access Point Linksys WRT54G

Review: Access Point Linksys WRT54G

18 anos atrás

O Access Point roteador wi-fi Linksys WRT54G reúne em um mesmo equipamento um roteador de rede com firewall, capacidades de port forwarding e acesso wi-fi para redes 802.11b/g sob a marca da Linksys. A linksys é a divisão de equipamentos soho (uso doméstico e pequenas redes) da Cisco, renomada fabricante mundial de equipamentos de rede. Destina-se a compartilhar sua rede local ethernet com clientes wi-fi e também distribuir sua conexão de banda larga entre as diversas máquinas de uma rede.

O aparelho usado para este review é um equipamento da Versão 5, última atualização da linha, adquirido por mim para entrar em operação.

Entre suas características de funcionamento podemos encontrar as funções normais para um aparelho de sua categoria. Ele trabalha como roteador para sua conhexão web de banda larga distribuindo pacotes entre vários clientes da rede. Suas configurações permitem ajustar o roteador para efetuar o login via PPPoE sobre o modem, dispensando o procedimento manual que você executa hoje para poder navegar na web, caso seja este método de autenticação usado por seu sistema de banda larga. Ele também pode estabelecer uma conexão direta pelo modem e receber o endereço IP diretamente do servidor de seu provedor de banda larga. Além desses modos ele ainda suporta outros sistemas de autenticação menos usuais, que garante que o equipamento vai funcionar adequadamente não importa qual sistema o seu provedor tenha adotado.

O equipamento também permite ajustar características avançadas de gerenciamento de rede, como difinir horários nos quais as conexões esternas estarão disponíveis e quais portas ou serviços poderão ser usados. Poucos equipamentos dessa classe possuem tais ajustes. As funções de gerenciamento de portas são avançadas mas ainda assim a documentação do equipamento é farta e permite o entendimento mesmo para usuários pouco habituados aos procedimentos técnicos das redes. Pode-se definir em detalhes para qual IP interno da rede cada porta será direcionada, permitindo que serviços específicos sejam disponibilizados para a web a partir de servidores da rede local sem colocar em risco o resto da rede. Usuários avançados irão apreciar as funções de VPN que são amigáveis e acessíveis. Há também suporte para que o roteador faça a atualização de IP em serviços de DNS dinâmico (DynDNS.org e TZO.com) para que você sempre encontre sua rede quando estiver em trânsito, não importando qual IP sua conexão usa naquele momento.

A parte wireless do dispositivo merece destaque pela simples configuração. Apenas pressionando um botão pode-se configurar com um assistente toda a rede wi-fi, inclusive a criptografia com passos simples. O equipamento possui duas antenas wi-fi externas que permitem uma conexão com bom nível de sinal e rápidas transmissões de dados. Meu teste indicou que a conexão wi-fi a 15m de distância do AP foi quase duas vezes mais rápida no WRT54G do que no Encore ENHWI-G (que possui apenas uma antena externa). Além da simplicidade de configuração o equipamento fornece uma interface avançada que permite configurar muito, desde os endereços MAC que terão permissão ou proibição de acesso até parâmetros avançados do wireless.

Outro ponto alto do equipamento é a facilidade para salvar suas configurações em arquivos locais de alguma máquina na rede e poder restaurá-las posteriormente. Isso permite que você possa explorar diferentes configurações de serviço e acesso e depois retornar ao estado original de sua rede com apenas alguns cliques. Um destaque fica para o fácil upgrade de firmware do equipamento, que pode igualmente ser realizado com apenas alguns toques de mouse. Como o firmware desse dispositivo é baseado em software livre ele foi disponibilizado pela Linksys em seu site. Isso permitiu que variantes de firmware fossem criadas adicionando ao equipamento várias características que originalmente ele não possui. Buscando pelo modelo do dispositivo você pode encontrar vários firmwares de terceiros que adicionam coisas como seções SSH e até mesmo VoIP ao WRT54G.

Um dos problemas do equipamento é o seu preço. Todas essas características e vantagens somadas ao renome da Linksys/Cisco resultaram em um produto muito bom mas que é um dos mais caros de sua categoria. Aqui em Curitiba eu paguei R$ 295,00 pela unidade, à vista. Outro destaque negativo fica por conta do suporte técnico do produto, via telefone, explico o porquê agora. O aparelho traz um CD com um Assistente de configuração e o manual recomenda o uso desse assistente no primeiro set-up do equipamento. O problema é que esse CD traz um programa que funciona apenas em Windows e alguns clientes podem não dispor desse sistema operacional para este primeiro set-up. Indo ao Windows verificar esse assistente nota-se que ele destina-se a configurar opções básicas do AP antes de estabelecer uma conexão que possa deixar sua rede vulnerável. Seria uma boa idéia, se funcionasse. O assistente engasga no momento de pedir a senha de administração do aparelho. Mesmo inserindo a senha documentada no manual como sendo a padrão o assistente retorna uma impossibilidade de conectar-se ao equipamento. Em contato com o suporte técnico da Linksys, que me atendeu muito bem, recebi a informação de que isso é um bug reconhecido, que um update de firmware resolve sem problema. A solução é conectar-se ao equipamento usando seu IP padrão e inserir a senha padão manualmente e configurar o dispositivo no braço. Problema resolvido, mas a informação que causa a avaliação negativa: o suporte da Linksys não pode dar qualquer informação sobre operação ou compatibilidade do aparelho para sistemas operacionais não Windows. A atendente informou-me que o grupo de suporte recebe "treinamento e orientação apenas para a plataforma Windows", uma pena, já que o próprio firmware do equipamento é software livre. Mais que isso, usuários de outros sistemas que quiserem informações de configuração específicas para sua plataforma não encontrarão respostas às suas dúvidas no suporte da Linksys, tendo que recorrer aos grupos de usuários para sanar dúvidas. Isso não significa muito, já que uma vez configurado o equipamento funciona em redes de quaisquer sistemas operacionais e mesmo sua configuração, por ser feita via navegador web, é independente de plataforma. Mas pode inibir usuários de outras plataformas que nunca configuraram redes wi-fi de escolherem esse produto.

Ainda assim o equipamento da Linksys é indicado para aqueles usuários que desejam montar e configurar redes avançadas, domésticas ou em escritórios, e precisam de ferramentas poderosas e seguras para isso. A conexão wi-fi do equipamento não deixa a desejar e sua facilidade de uso aliada à flexibilidade de configuração permitem que mesmo os menos experientes possam configurar suas conexões de maneira adequada. É um excelente aparelho e o consumidor que optar por ele dificilmente irá arrepender-se dos reais a mais gastos em sua aquisição.

Balanço Final:
Access Point roteador Linksys WRT54G - R$ 295,00
Pros: Grande flexibilidade nas configurações, fácil de configurar, controle de acessos e portas detalhado
Contras: Preço um pouco acima dos concorrentes

relacionados


Comentários