Meio Bit » Arquivo » Internet » bit.ly Bundles: uma URL (curta) que te leva a várias outras

bit.ly Bundles: uma URL (curta) que te leva a várias outras

Precisa compartilha mais de uma URL duma só vez? O bit.ly Bundle permite isso, de forma fácil e repleta de diferenciais e estatísticas.

13 anos atrás

Encurtadores de URLs têm várias utilidades, de economizar espaço no Twitter a facilitar a inserção de links em publicações impressas. Dada a avalanche de serviços "mais do mesmo" que se vê nesse nicho, o pensamento de que ele está saturado, sem espaço para inovações, vez ou outra nos acomete. Mas aí o pessoal do bit.ly aparece com algo genial para provar o contrário.

A última do maior encurtador de URLs do mundo atende pelo nome de Bundles. Antes dessa novidade, conhecia apenas o fur.ly para tal fim, e apesar da boa ideia, a execução passa longe de ser das melhores... Já no bit.ly, como tudo que eles fazem, o agrupamento de diversas URLs numa só é muito bem feito.

O sistema de bundles foi incluído em todos os locais onde se espera ele apareça, da página de encurtamento de links até o bookmarklet da barra lateral. Após encurtar um link, basta clicar no botão "Bundle" para dar início à sua coletânea.

Começando a criação de um Bundle.

Começando a criação de um Bundle. (Clique para ampliar)

A edição e inclusão de novos links é toda feita na própria página que será compartilhada. No topo, há um campo para a inserção de novas URLs; o botão ao lado ativa o modo organização, que possibilita alterar a ordem com que os links surgem.

Nos links propriamente ditos, o usuário pode alterar o título, ter acesso às URLs curtas e estatísticas individuais, contagem de cliques e adição de um comentário a cada link. No rodapé, espaço para comentários via DISQUS. E na barra à direita, informações diversas sobre o bundle em exibição e seu autor.

O novo recurso pode ser usado em diversas situações. No post-anúncio, há vários: fontes, melhores da BBC, receitas... Recentemente, usei o recurso para agrupar textos e referências sobre o Kinect, para uma palestra. Facilita para todos.

Exemplo de bundle criado no bit.ly.

Exemplo de bundle criado no bit.ly. (Clique para ampliar)

E para facilitar ainda mais a criação de bundles, apareceu uma extensão para Chrome, chamada Tab Bundle, que converte todas as abas abertas num grupo no bit.ly. Simples, não?

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários