Meio Bit » Arquivo » Games » O problema das pré-vendas no Brasil

O problema das pré-vendas no Brasil

Atrasos na pré-venda de jogos no Brasil é algo que precisa ser resolvido.

13 anos atrás

dori_pes_10.12.10

Eu não costumo comprar jogos em pré-venda e nas vezes que fiz, normalmente foram em lojas norte-americanas, mas recentemente eu adquiri dois games aqui no Brasil antes deles erem lançados e preciso dizer que a experiência foi (e tem sido) a pior possível. Quando investimos em um jogo antes mesmo dele estar disponível é porque queremos jogar o quanto antes e em ambos os casos isso não aconteceu.

Meu primeiro problema aconteceu com o Pro Evolution Soccer 2011. Mesmo tendo me tornado um fã do FIFA nesta geração, na edição deste ano resolvi prestigiar a atitude da Konami, que colocou a versão para PC por R$ 50. Aproveitei então uma promoção que estava acontecendo no Walmart e como havia gostado da demo do jogo, tratei de garantir a compra, quase um mês antes da data prevista para a venda, dia 19 de novembro. Acontece que quando o dia chegou, fui avisado que a loja não havia recebido o produto, que a entrega iria atrasar e o jogo só foi enviado na última terça-feira, ainda não tendo chegado na minha casa.

A segunda decepção aconteceu com a compra do Need for Speed: Hot Pursuit*. O jogo estava previsto para ser lançado hoje aqui no país, inclusive com garantia do Submarino de entrega para o mesmo dia, mas adivinhem qual foi minha surpresa ao acordar e ver que tinha recebido um email da loja informado que eles teriam sido avisados pelo distribuidor que a entrega atrasará e que embora estejam buscando o jogo em outras fontes, ainda não há previsão para a reposição. Levando-se em consideração o caso anterior, já estou vendo que não deverei receber minha cópia tão cedo.

Talvez as experiências relatadas por mim nesse post sejam casos isolados e culpa provavelmente não deva ser jogada sobre as distribuidoras, nem sobre as revendas (no caso da Konami o problema teria acontecido na Receita Federal, que não estava liberando o lote com os jogos. O mesmo teria acontecido com aqueles que compram o CoD: Black Ops), mas o fato é que quando esses atrasos acontecem, o maior prejudicado é o consumidor. Há anos tem sido feito um grande esforços por muitas pessoas para que a indústria de games evolua no Brasil e situações como essas podem acabar fazendo com que alguns jogadores acabem se decepcionando e continuem adquirindo jogos do exterior.

*Sim, eu já havia feito a compra digital do NFS: Hot Pursuit, mas devido a um suposto problema no cadastro, o Gamersgate cancelou minha compra e o serial do jogo, sem me avisar antecipadamente, mas ao menos exteornaram a cobrança, então preferi fazer a compra física do jogo.

relacionados


Comentários