Meio Bit » Internet » App do Dia: Wolfram Alpha

App do Dia: Wolfram Alpha

11 anos atrás

Photo jan 05, 3 04 14 AM

O WolframAlpha é um projeto criado por Stephen Wolfram, cientista e empresário (calma, sem armaduras) de primeira linha. Digamos apenas que ele já trabalhou com Richard Feynman e com 15 anos publicou um artigo sobre física de partículas.

Wolfram é responsável por um dos programas mais elegantes de todos os tempos, o Mathematica. Ele foi a base do WolframAlpha, vendido pela mídia como Google Killer. Nada a ver, o serviço não tem nada a ver com o Google, não mais do que Ulisses e Brida são ambos livros.

O Google é um sistema de buscas que retorna documentos, o WolframApha é projetado para retornar respostas. Ele recebe perguntas na forma de equações, contas ou linguagem natural. A partir disso, compila e calcula as respostas, usando dados de diversos sites e documentos.

Arrisco dizer que é o mais próximo que já estivemos do computador da USS Enterprise. Na verdade ele é até mais avançado, pois no episódio Wolf in the Fold da série clássica para neutralizar a entidade alienígena que o havia controlado, o computador é instruído a calcular o último dígito de Pi. Em Star Trek o Win-digo, o sistema operacional da nave começa a alocar mais e mais recursos pra tarefa, até que a entidade é obrigada a abandonar a máquina. Já o WolframAlfa me manda catar coquinho. Com elegância, mas manda.

A versão do WolframAlpha no iPhone começou a ser vendida por inacreditáveis US$49,99. (hoje está saindo por US$0,99) A esse preço só valeria a pena se ele soubesse a resposta para a Vida, o Universo e todo o Resto. OK, ele até sabe.

IMG_0731

A aplicação vem com um monte de exemplos de uso do serviço em áreas que vão de astronomia até cultura. Você pode perguntar “Who wrote Imagine?” e ele retornará os dados da música. É possível até combinar cores. Se você digitar “cyan + magenta + navy blue” ele retornará a cor resultante, mais uma penca de informações.

IMG_0730 Ele até responde perguntas que não têm necessariamente uma resposta, apesar de Homer Simpson ter respondido “7” a “How many roads must a man walk down before you can call him a man?”

Note que ele corrigiu meu erro de português em inglês.

Além dos exemplos a aplicação oferece recursos para gravar consultas, um histórico e links para compartilhar os resultados via email ou Twitter.

O WolframAlpha aprende com seus erros e acertos, aprimorando os resultados. Já não era sem tempo, está atrasado desde a data prometida para isso, 29 de agosto de 1997.

A aplicação é Universal, significa que roda no iPad e no iPhone sem problemas e sem pagar de novo, o que é excelente.

No iPad, claro, temos muito mais espaço, é bem confortável. Veja como ele retorna (e tabela sozinho) uma consulta onde pedi para calcular a órbita estacionária para um satélite em Marte, Júpiter, Plutão e Terra:

IMG_0390

Como é um programa voltado para consultas científicas, o WolfranAlpha precisa aceitar caracteres não-convencionais. Por isso disponibiliza um teclado expandido que pode ser mais expandido ainda. Quando totalmente aberto se torna essa abominação aqui:

IMG_0377

Assustador, nãO?

O WolframAlpha é um projeto meio desconcertante, tenho a impressão de que nem arranhamos as possibilidades, mas só com o pouco que usei já passa a sensação de algo próximo a ficção científica.

Uma senhora ferramenta de produtividade, que sem-querer é um tributo a Douglas Adams, ao demonstrar que saber fazer a pergunta é bem mais complicado que dar a resposta.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários