Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Composição

Composição

13 anos atrás

Não podemos falar de fotografia, planos de tomada sem tratar de um assunto de muita importância na qualidade da fotografia: a composição. Uma fotografia pobre em composição pode diminuir a apreciação pelo trabalho. Mas afinal, o que é a composição? É a seleção do(s) assunto(s) dentro da área a ser fotografada. “Fotografia é uma arte e é assim que deve ser encarada”...  É a escolha do que será registrado, em que posição, sob qual ângulo, isso é composição fotográfica.

E para uma boa composição é essencial observar a combinação de linhas, formas, cores, luzes e demais elementos do assunto escolhido de forma que fique agradável e mostre o que realemente deseja o autor.
A composição, baseia-se em dois princípios:

  1. CORPO – Elemento a ser fotografado.
  2. ESPAÇO - Área onde esse elemento será organizado.

Capivaras - Parque Barigui - Curitiba - PR

Parque Barigui - Curitiba - PR

Para auxiliar na composição vale lembrar da utilização da regra dos terços e da importância em treinar, treinar e treinar, de preferência utilizando o mesmo tema, com diferentes composições.

Boa semana pessoal! 🙂

“A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade...” (Henri Cartier-Bresson)

relacionados


Comentários