Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Pareidolia: As Coisas nas Coisas

Pareidolia: As Coisas nas Coisas

Veja imagens e conheça a técnica pareidolia.

13 anos atrás

"Potrete osservare ciò che osserva, quando osserva il mondo?"

Traduzindo a frase acima, você teria "Você observa aquilo que observa, quando observa o mundo?" Essa é uma frase anônima que data da Renassência do século XVI ou VXII. Alguns acreditam que ela pode ser atribuída ao pintor Caravaggio.

Se você for um pouco mais crítico que o seu sentido literal, pode esbarrar em um fenômeno bastante interessante conhecido como "Pareidolia".

A Pareidolia é um tipo de manifestação psicológica que envolve a leitura de um estímulo vago ou aleatório que é percebido pelo sistema nervoso como uma composição "relevante" — normalmente uma imagem ou um som, ou uma combinação de ambos.

O exemplo mais comumente conhecido é o do reconhecimento de rostos e formas nas nuvens quando somos crianças. O termo Pareidolia vem do grego vernacular "para" (ao lado, com) e "eidōlon" (diminutivo de "eidos" ou, imagem) e é uma das formas conhecidas fenomológicamente como "apofenias" (ou apophenias).

A apophenia é a experiência que temos quando reconhecemos padrões ou conexões aparentemente significativos em um montante aleatório ou irrelevante de dados, formas, símbolos, signos, etc, quando combinados. Em estatística a Apophenia é conhecida como o Erro Tipo I ou falso positivo/falso alarme, obtido graças a um excesso de sensibilidade na medição dos dados.

Abaixo, alguns exemplos de imagens facilmentes percebidas pelo cérebro via o fenômeno da Pareidolia:

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários