Meio Bit » Arquivo » Games » FPse para Android oferece bons resultados emulando Playstation

FPse para Android oferece bons resultados emulando Playstation

FPse é o novo emulador de Playstation para Android.

13 anos atrás

hi-256-0-2391a09f2d6f74d3bb84478fc871c235a875e322Estive algum tempo adiando esse texto porque precisava de melhores impressões sobre o FPse para falar com mais embasamento sobre o app. Trata-se de um novo emulador de Playstation (PSX, PSOne, como queira) para Android, com a promessa de emular os jogos com mais qualidade do que se via nos antecessores. Acontece que, apesar de realmente ser superior ao psx4droid, o novo emulador não mostra isso de cara, tão facilmente. É preciso mexer um pouco nas configurações até obter um resultado satisfatório.

A necessidade de fuçar em configurações para colocar o emulador para funcionar a contento pode ser frustrante, porque ele não possui versão gratuita e o Android Market restringe a 15 minutos o tempo para desinstalar e pedir reembolso na compra desse tipo de app. O psx4droid, por sua vez, oferece uma versão gratuita com limitações, onde não se podem usar save games, por exemplo, tornando possível testar o app antes de decidir pela compra da versão completa.

Com o FPse, você paga R$ 8,15, instala o emulador e pensa "me dei mal"… mas calma. O principal problema está na opção "Frameskip" nas configurações de vídeo. A sua vaidade não permite fazer uso de tal opção. Você pensa "como assim Frameskip, caramba? Meu hardware dá conta de um joguinho desses com folga…". O problema é que esses jogos são feitos para rodar a 60fps, por padrão. Se você não permitir que nenhum deles seja saltado em momento algum, haverá momentos em que essa exigência irá pesar e o jogo passará por slow downs acompanhados de problemas no processamento de áudio. Nessas horas você estará pensando que jogou seus R$ 8,15 no lixo, então é bom permitir que o sistema salte frames de acordo com suas necessidades. O jogo passará a rodar de maneira muito mais fluida e você não irá sentir falta dos tais frames ignorados. Resolvido esse problema principal, você poderá mexer com outros ajustes e melhorar sua experiência com o emulador. Nada muito complicado.

Uma mancada dos desenvolvedores está nesse "susto" aplicado em quem adquire o app. Os caras fizeram um bom trabalho desenvolvendo o melhor emulador de PSX disponível para Android, mas as configurações padrão fazem com que a coisa pareça uma pegadinha do malandro. Se o aplicativo é vendido e é inviável testar a contento antes de decidir pelo reembolso, o mais adequado seria que ele viesse "de fábrica" configurado numa  espécie de modo de compatibilidade. Quem quisesse testar outras configurações estaria livre para isso. Quem anda bastante pelo Market sabe como são as coisas por lá. Tem muita anta por ali e é comum ver um sujeito esculhambando um app nos comentários porque ele mesmo não soube usar.

O FPSe, no que se refere aos controles, oferece uma solução semelhante ao que era feito no psx4droid, com um joypad transparente desenhado sobre a tela do jogo. Para os modelos que contam com teclados físicos, como o Milestone, é possível mapear livremente as teclas, atrelando a elas funções do controle do console da Sony. É claro que você não vai ter grandes facilidades para executar um hadouken, nem esfregando o dedão na tela e nem usando o teclado físico. Por outro lado, acredito que com um acessório como o iControlPad, a experiência do emulador com um Android de boas configurações possa ser bastante satisfatória.  Meus testes foram realizados com um Samsung Galaxy S e os jogos testados foram Tekken 2 e Street Fighter EX Plus Alpha, com ambos rodando a contento.

Tekken 2.

Tekken 2. (Clique para ampliar)

Mais Tekken 2.

Mais Tekken 2. (Clique para ampliar)

Street Fighter EX Plus Alpha.

Street Fighter EX Plus Alpha. (Clique para ampliar)

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários