Meio Bit » Arquivo » Internet » WordPress.com lança Assistente de escrita: peça ajuda aos seus amigos e reaproveite posts já publicados

WordPress.com lança Assistente de escrita: peça ajuda aos seus amigos e reaproveite posts já publicados

Automattic lança Assistente de escrita, coleção de ferramentas que auxiliam blogueiros a escrever melhor seus posts no WordPress.com.

13 anos atrás

WordPress.com

A Automattic é uma mãe. Não bastasse oferecer a melhor plataforma de blogging do mundo "de grátis", ela não para por aí e vai além, ajudando, de diversas formas, os seus usuários a mostrarem o que têm de melhor.

Não é à toa que a empresa investe pesado em auxílios do tipo. O modelo de negócios do WordPress.com depende de textos novos, de todas as milhões de pessoas que têm blogs no serviço. Vira e mexe recursos que ajudam a, nas palavras deles, contornar "a parte mais complicada de se manter um blog", que é escrever posts, são anunciados.

No início do ano, a Automattic lançou o The Daily Post, uma espécie de fonte de inspiração diária para posts, nos moldes do Plinky. Agora é a vez do Assistente de escrita, que consiste em duas ferramentas para dar mais segurança e comodidade aos blogueiros do WordPress.com.

O Assistente de escrita aparece na área de edição de posts. A primeira parte é simples e, de primeira, causou um certo calafrio: "Copiar uma entrada". Mas calma, que não é o que você pensou.

Assistente de escrita, no WordPress.com.

Assistente de escrita, no WordPress.com. (Clique para ampliar)

O "copiar" aqui está limitado a posts do próprio blog. O recurso facilita a criação de posts com estrutura e/ou assunto semelhantes a outros já publicados. Assim, são importados dados como tags, categorias e esqueleto do texto, poupando o blogueiro de ter que reescrever coisas que já tem no banco de dados.

Já o segundo tem mais utilidade. Chamado "Pedir comentário" (outro nome estranho), não, não se trata de mendicância de comentários. Os comentários são, na realidade, feedback de entradas ainda não publicadas. O blogueiro escreve o rascunho do texto e usa a ferramenta de feedback informando endereços de email de pessoas próximas. Essas ganham uma URL especial que permite acessar o post ainda em rascunho e, ao lado, deixar uma mensagem para o autor. Assim, revisões e avaliações de textos podem ser feitas antes do mesmo ir ao ar, sem que seja necessário sequer criar um usuário no sistema para tal.

Pedir comentário, no WordPress.com.

Pedir comentário, no WordPress.com.

O Assistente de escrita, por ora, é limitado ao WordPress.com. A versão self-hosted do CMS (WordPress.org) não é citada no post-anúncio do recurso. Talvez isso apareça, futuramente, como um complemento do Jetpack.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários