Meio Bit » Arquivo » Internet » PenZen: editor de textos "distraction-free" direto do navegador

PenZen: editor de textos "distraction-free" direto do navegador

PenZen é um editor de textos minimalista, do tipo distraction-free, que roda direto do navegador.

13 anos atrás

Concentração pode ser um valor escasso quando se está no computador. O universo de possibilidades que a Internet oferece, aliado às inúmeras notificações e janelinhas saltitantes distraem e podem ser bastante danosas ao processo criativo.

Por essas e outras que, já faz algum tempo, criou-se uma nova categoria de editores de texto, os "distraction-free", ou livres de distrações. Em comum, todos os aplicativos do gênero rodam em tela cheia e são adeptos da filosofia do "menos é mais", ou seja, exibem o mínimo possível para que funcionem, sem quaisquer outras características que, por alguma razão, possam atrapalhar.

Já mostramos, aqui no Meio Bit, algumas alternativas "distraction-free". Hoje, mais uma, o PenZen. A diferença é que essa é REALMENTE simples, a ponto de dispensar instalação (roda no navegador) e não permitir qualquer tipo de personalização (fonte Lucida Console, preta, num fundo bege, e ponto final).

Visual minimalista do PenZen.

Visual minimalista do PenZen. (Clique para ampliar)

Para não dizer que é só isso, existe um indicador minúsculo que delimita o rodapé da página e, no topo, dois botões, um para salvar o texto no pen.io, um site para salvar textos na nuvem (e que oferece o PenZen), outro para salvá-lo localmente no formato PDF.

Por rodar no navegador, é interessante fazer uso do recurso de tela cheia dos mesmos, em geral acessível com a tela de atalho F11. Não se esqueça, também, de fechar programas de email, bate-papo e notificadores de redes sociais, como Twitter e Facebook. Para quem precisa redigir um texto profissional, um post para um blog ou mesmo um email mais elaborado, o PenZen, bem como outros programas do tipo, é uma mão na roda.

Via Lifehacker.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários