Meio Bit » Arquivo » Internet » Wiki 2.0 gratuita

Wiki 2.0 gratuita

17 anos e meio atrás

O projeto Wikidot está oferecendo hospedagem gratuita de wikis.

Como todo bom site Web 2.0 o mesmo ainda está em sua versão beta e repleto de recursos utilizando Ajax, além das funcionalidades de comunidade.

O site oferece hospedagem gratuita de wikis com diversos recursos já implementados, entre eles:

RSS
RSS de várias partes do site, para que seja possível acompanhar o mesmo através de seu agregador favorito, conta, inclusive, com um protegido por senha para os logs do sistema.
Avatar
Cada pessoa pode se identificar por uma imagem no sistema.
SeuNome.wikidot.com
Você pode criar uma ou mais wikis com um subdomínio do wikidot.com.
Domínio próprio
Criando uma entrada CNAME no DNS do seu domínio e configurando o sistema para isto, você pode acessar a wiki utilizando seu próprio domínio.
Forum
O sistema permite agregar um fórum à wiki, para discuções relacionadas ou mesmo para usar como comentários das páginas da wiki.
Google Analytics
É possível adicionar seu código do Google Analytics para verificar as estatísticas de sua wiki. Por enquanto é o único serviço de terceiros suportado.
Gerenciamento de Usuários
Você pode adicionar outros usuários, definir suas permissões, barrar por nome ou por IP, enviar mensagens privadas, enfim tudo que um site de comunidade precisa.
Temas
Existem 5 temas padrões disponíveis para uso e uma opção no menu para criar seu próprio tema, não cheguei a testar a opção de criar um novo tema, mas os temas já existentes são bastante agradáveis.

Existem algumas opções no menu que apontam para funcionalidades que ainda não foram implementadas, como um gerenciador de arquivos (que disponibilizaria, segundo o painel, 100 Mb de espaço) e um gerenciador de anúncios (não existem maiores informações sobre esta opção).

O site ainda apresenta alguns inconvenientes, como só ter a opção de interface da wiki em inglês e polonês, algumas partes do site as mensagens aparecem em polonês, mesmo eu tendo definido o idioma como inglês.

Uma coisa que poderia melhorar é a criação da wiki propriamente dita, apesar de ser um processo bem simples, demora um pouco para ser achado, pois quando você cria a conta é enviado para seu perfil e a wiki ainda não foi criada. É necessário que volte para página inicial para criar uma wiki.

Criei uma wiki para mim para poder testar o serviço e diria que fiquei bastante impressionado, para vê-la, clique aqui.

A Wiki, propriamente dita, é muito simples de usar e qualquer um que já trabalho com uma wiki antes se sentirá bastante confortável.

Conta com uma linguagem de edição muito similar à da MediaWiki e uma estrutura bem simplificada o que permite trabalhar rapidamente, sem muitos conhecimentos.

Via: [Download Squad]

relacionados


Comentários