Meio Bit » Arquivo » Mobile » Nokia mostra o N9 e (quase) deixa a dúvida no ar: vem com MeeGo ou Symbian Anna?

Nokia mostra o N9 e (quase) deixa a dúvida no ar: vem com MeeGo ou Symbian Anna?

Nokia libera primeiro vídeo oficial do N9. Sem confirmar o sistema operacional que equipa o aparelho, quase achamos que ele viria com Symbian em vez do MeeGo.

13 anos atrás

Nokia atiçando todo mundo!

Saiu ontem o primeiro teaser trailer (não, não viramos blog de cinema!) do Nokia N9, o quase mítico smartphone de estreia do judiado MeeGo, sistema operacional fruto de uma agora abalada parceria entre Nokia e Intel. Aliás, só estou afirmando isso porque na página oficial do MeeGo no Facebook o administrador colocou imagens do vídeo, logo, por dedução, sabemos que... bem, que se trata do MeeGo.

A dúvida existia e tinha uma razão de ser: a interface está muito parecida, inclusive com os mesmos ícones, do Symbian Anna, última versão do combalido sistema a atualmente mover os principais smartphones da fabricante finlandesa. Havia a dúvida, só esclarecida com a confirmação tácita no Facebook, se o N9 traria o MeeGo ou se seria só mais um Symbian topo de linha.

Mas além de partes do corpo do aparelho, que lembra bastante os já disponíveis (inclusive no Brasil) N8 e E7, pouca coisa se sabe do N9 — que pode, aliás, ser rebatizado para N950 quando chegar ao mercado. Não se tem certeza sequer do processador que o bicho usará, se será um Qualcomm ou um Intel. Dos rumores que pairam sobre o N9, os mais certos parecem ser o tamanho da tela (4") e a resolução da câmera, com os mesmos 12 MP do seu irmão mais novo, o N8.

Particularmente, não consigo encarar o N9 de outra forma que não uma criança rejeitada pelos seus pais, clamando por atenção de alguém — de qualquer um. De um lado, ele tem o Symbian, que apesar das críticas vem ganhando atualizações frequentes da Nokia e equipando a maioria dos seus lançamentos; do outro, o Windows Phone 7, da Microsoft, treinando para tomar do Symbian o posto de sistema high-end nas linhas de produção da empresa. No fim das contas, parece que o MeeGo/N9 terá o mesmo destino do Maemo/N900: um (ótimo) equipamento para entusiastas e/ou curiosos.

Ah sim, o vídeo (que, a bem da verdade, empolga):

Via PocketNow.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários