Meio Bit » Miscelâneas » Computadores da II Guerra Mundial reconstruídos na Inglaterra

Computadores da II Guerra Mundial reconstruídos na Inglaterra

Equipamentos usados pela Inglaterra na II Guerra Mundial para descriptografar mensagens alemães são reconstruídos.

10 anos atrás

Tunny

Clique na imagem para assistir ao Vídeo (fonte: BBC Tech News)

Engenheiros de Bletchley Park em Buckinghamshire (RU) reconstruíram os Tunny, super computadores utilizados para crackear códigos em mensagens secretas dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

As réplicas, agora totalmente funcionais, foram refeitas a partir de manuais antigos do projeto que foram descartados.

Os Tunny foram responsáveis por quebrar a cifra de Lorenz no auge da guerra. Os códigos eram roto-cifrados a partir de uma espécie de teletipo artesanal, os Lorenz SZ40, SZ42A e SZ42B, também conhecidos como "Fish".

Os criptógrafos de Bletchley Park acabaram deduzindo toda a operação funcional dos Fish em 1942, sem nunca nem sequer terem visto uma Lorenz antes. Isso ocorreu por conta de um vacilo de um operador alemão durante a guerra.

Em 30 de agosto de 1941, uma mensagem de 4500 caracteres foi transmitida para além das linhas inimigas mas, por algum erro, a mensagem não foi recebida totalmente. O operador alemão enviou em resposta um pedido não-codificado para a retransmissão, provavelmente pela emergência da mensagem.

Isso permitiu aos crackers britânicos em Bletchley sacarem o que estava acontecendo, uma vez que a mensagem foi enviada de volta com as mesmas configurações de caracteres (HQIBPEXEZMUG), uma prática proibida durante a guerra.

Para piorar ainda mais para os alemães e facilitar para a Inglaterra e aliados, quando a segunda mensagem de retorno foi retransmitida (certamente contendo abreviações e acrônimos para ser lida mais rapidamente), ela continha apenas 4000 caracteres, tornando o cracking ainda mais rápido.

Nestes dois casos, o criptólogo John Tiltman e sua equipe conseguiram recuperar ambos texto e chaves e, a partir deste último, toda a estrutura dos Fish foi remontada por William Thomas Tutte, provavelmente o mais proeminente cracker de todos os tempos.

Nasciam então os Tunny, que após o final da guerra foram destruídos pelo próprio governo britânico para renascerem nas últimas semanas, novinhos em folha.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários