Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Feche os olhos para ganhar no "Pedra, Papel, Tesoura"

Feche os olhos para ganhar no "Pedra, Papel, Tesoura"

Quer ser o rei do "pedra, papel, tesoura"? Feche os olhos nas disputas.

13 anos atrás

A arma definitiva do pedra, papel, tesoura.

A arma definitiva do pedra, papel, tesoura.

Esse é o tipo de dica que faria um mega sucesso no jardim de infância, quando decisões importantes, como quem começaria com a bola na pelada do recreio, se faziam pela milenar disputa do "pedra, papel, tesoura", também conhecido como "joquempô".

Num estudo da Universidade de Londres, Richard Cook e seus colegas analisaram o comportamento de 45 adultos disputando rodadas da brincadeira. Detalhe: nas partidas, um ou ambos jogavam de olhos fechados.

O resultado surpreende: houve mais empates que o habitual e, quando alguém ganhava, na maioria das vezes era a pessoa de olhos fechados.

Os cientistas descobriram, ainda, que os jogadores de olhos abertos sempre mostravam a mão com um atraso sutil, de cerca de 200 milisegundos, mas o suficiente para tentar imitar o competidor vendado. Isso se deve ao nosso impulso de querer imitar quem está à nossa volta. E nem adianta espernear e dizer que você é original/autêntico; Peter Enticott, psicólogo de Melbourne, Austrália, diz que esse tipo de imitação está além do nosso controle.

Via NewScientist.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários