Meio Bit » Arquivo » Indústria » Homenagens lucrativas ou ações comerciais de mau gosto?

Homenagens lucrativas ou ações comerciais de mau gosto?

Após a morte de Amy Winehouse, lojas de músicas se esforçam para "homenagear" a cantora. Até que ponto essa abordagem é válida?

13 anos atrás

Tweet da Microsoft sobre Amy Winehouse.

Tweet indecoroso?

Tão certo quanto uma mega-reportagem no Fantástico sobre a vida e a obra de uma celebridade que morre, são as ações comerciais que se aproveitam do acontecimento visando lucro.

No último sábado a cantora inglesa Amy Winehouse foi encontrada sem vida em seu apartamento, na cidade de Londres. A partida precoce da moça ecoou no mundo inteiro, a mega-reportagem foi ao ar ontem e, claro, muita gente tenta faturar em cima do legado da cantora.

Existe uma linha extremamente tênue entre homenagem e exploração. Tão tênue que, admito, não sou capaz de discerni-la em alguns casos e, exatamente por isso, para evitar injustiças com quem ainda está vivo e tem que matar o seu leão do dia, não costumo julgar.

Sem entrar no mérito acerca de qual lado essas empresas estão, se no da homenagem ou no outro, Submarino, Microsoft (que se desculpou depois), Apple e Amazon abraçaram a causa e relembraram seus clientes sobre os CDs, DVDs e músicas de Amy. Para parte do público, as ações foram de gosto duvidoso, o que não impediu que as vendas de Back to Black multiplicassem 37 vezes após o anúncio do falecimento da cantora.

A questão é: será que precisa mesmo disso tudo num momento de comoção, onde as pessoas, naturalmente, sentem vontade de ouvir as músicas da artista que se foi, de relembrar os bons momentos dela, de terem para si alguma lembrança? O próprio acontecimento não é a melhor "propaganda"?

Entendo que o comércio vive de vender o que as pessoas querem comprar (mesmo que não precisem) e que "homenagens" como essas têm sua validade. O ponto é a maneira de abordar um assunto tão delicado, a forma de fazê-lo sem parecer um urubu, tendo em mente que, por trás das cifras, do estrelato e da obra, havia um ser humano ali.

Você acha que essas empresas extrapolaram ou é tudo parte do show?

relacionados


Comentários