Meio Bit » Arquivo » Games » Bethesda: Com apenas um console, jogos seriam melhores

Bethesda: Com apenas um console, jogos seriam melhores

12 anos e meio atrás

dori_sky_08.08.11

Eu não me lembro quando foi a primeira vez que ouvi alguém da indústria de games defendendo a ideia de que deveria existir apenas uma plataforma. Por parte dos desenvolvedores isso poderia ter um ganho imenso, reduzindo tempo e custo de produção, com as equipes precisando se preocupar em aprender os segredos de apenas uma máquina e até mesmo para os jogadores poderia haver vantagens, com as pessoas não precisando adquirir diversos consoles por causa de um ou outro exclusivo e as partidas online podendo ocorrer entre todos os jogadores.

De tempos em tempos essa possibilidade é levantada por algum executivo e ao ser questionado sobre o que gostaria que fosse mudado no mundo dos games, Todd Howard, produtor executivo do The Elder Scrolls V: Skyrim, afirmou que termos apenas um plataforma é  seu maior sonho.

Gostaria que houvesse apenas uma plataforma. É muito trabalhoso ter que fazer jogos que pareçam bons em todas as plataformas. Normalmente eu comparo isso ao DVD ou Blu-ray. Quando compro um DVD posso usá-lo na minha TV, no meu computador, no meu carro, aqui, em qualquer lugar e acho que seria bom para os jogos se funcionasse dessa maneira.

Os fabricantes por anos gastaram bilhões de dólares vendendo consoles com prejuízo, mas recuperando o dinheiro com os jogos. Não é que a indústria esteja sofrendo, estamos nos saindo bem, mas se tivesse um desejo, você sabe, teríamos melhores jogos com apenas uma plataforma.

Para muita gente o grande problema se este modelo fosse adotado seria a falta de concorrência, o que poderia impedir que inovações como um Wiimote ou uma rede online bem estruturada pudesse surgir, por outro lado, ao menos em relação aos jogos, eu acho que esse risco é pequeno, pois mesmo com um só console as desenvolvedoras de games continuariam concorrendo entre si e isso pode ser visto atualmente em estúdios que pertencem a uma mesma companhia e que nem por isso deixam de buscar títulos cada vez melhores.

[via CVG]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários