Meio Bit » Mobile » Foi Mao, Google: Android Market bloqueado na China

Foi Mao, Google: Android Market bloqueado na China

9 anos atrás

chinafirewallVários relatos locais, mais a confirmação via BlockedInChina informam que os usuários chineses de Android estão sem pai nem mãe. O Android Market está inacessível no país.

Não é a primeira vez que isso acontece, nem é exclusividade do Android, Twitter é bloqueado, Facebook e Youtube idem. Sim, democracia chinesa é só um álbum decepcionante.

Em geral é obra de algum censor querendo mostrar serviço, e em alguns dias o acesso volta, mas é preocupante que um ecossistema inteiro seja tão vulnerável. O modelo de lojas de aplicativos, aprimorado pela Apple e usado por todo mundo tem um monte de vantagens, mas também facilita a vida de quem quer cercear a liberdade dos usuários.

Como pode usar outras lojas o Android é menos vulnerável, mas aí dependerá dos usuários ter a esperteza de sair procurando alternativas. Nem sempre o usuário tem essa expertise. 

Esse tipo de bloqueio facilitaria muito por exemplo idéias imbecis como a parida pela Assembleia da Associação Internacional de Radiodifusão, que “aprovou hoje resolução apresentada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), solicitando às autoridades brasileiras que regulem a produção e distribuição de conteúdos de comunicação social para a internet no País.”

Fonte: CN

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários