Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Rhein II é a foto mais cara do mundo

Rhein II é a foto mais cara do mundo

12 anos atrás

Tenho certeza que isso vai causar polêmica. Mas, desta vez, vou ser obrigado a concordar com algumas das opiniões negativas. A foto Rhein II do artista alemão Andreas Gursky foi vendida pela casa de leilões Christie's pela bagatela de 4.3 milhões de dólares. Sim, é muita grana por uma imagem que nos diz pouca coisa. A foto foi feita enquadrando uma sessão do Rio Reno e o nome da imagem é uma homenagem ao nome original do rio em alemão.

A peça leiloada é um enquadramento em plexiglass de 73 x 143 polegadas (imaginem o tamanho disso) e faz parte de uma série de 6 imagens. As outras se encontram espalhadas por renomados museus de arte do mundo. Isso faz levantar aquela velha questão sobre como calcular a importância e o valor da arte. Obvio que a visão do artista é muito importante para a construção da imagem, mas neste caso creio que o preço elevado se deve muito mais à fama do artista. Claro que as coisas atingem preços exorbitantes porque existem pessoas dispostas a pagar por elas.

Tendo este assunto como base, o site Fós Grafe publicou uma notícia do site Buzz Feed onde temos o levantamento das 15 fotos mais caras da história. Claro que agora a lista vai ter que ser atualizada. Em minha humilde opinião tem muita coisa mais bacana lá do que esta imagem de Andreas Gursky. Mas, quem sou eu para julgar?

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários