Meio Bit » Arquivo » Mobile » App do Dia: Autodesk ForceEffect

App do Dia: Autodesk ForceEffect

12 anos atrás

IMG_1055

Imagine a situação: Você está numa ilha deserta, sendo perseguido por um T-Rex que misteriosamente sobreviveu à Grande Extinção. Sua única chance é construir uma ponte estilo Hollywood que aguente seu peso mas desabe quando o T-Rex estiver bem no meio, para acentuar o efeito dramático. Como fazer?

Em qualquer coisa próxima da vida real você teria uma morte patética como o advogado que foi devorado na privada em Jurassic Park, mas no nosso mundo hipotético tiraria da mochila seu iPad e calcularia a estrutura da ponte com o Autodesk Force Effect.

Essa pequena App de iPad é algo lindo. Permite que você faça análise de sistemas estáticos usando diagramas de corpo livre. Entendeu? Se entendeu adorou, se não entendeu faça como eu, baixe e fique futucando no programa sem entender mesmo, ainda é legal.

 

É possível trabalhar com a tela limpa, adicionando juntas fixas ou móveis, planos e forças. Você pode criar um modelo puro, com fundo branco ou usar uma imagem de fundo, para contextualizar as forças envolvidas, como fiz neste modelo absolutamente errado da Torre de Pisa:

IMG_1059

Agora o melhor: Além de simular as forças envolvidas o Force Effect ainda gera um relatório com as forças e equações associadas. No caso acima, obviamente:

∑M = 0 => MA3 − 3.0 × RB3[X] = 0
∑F[X] = 0 => RA3[X] + RB3[X] = 0
∑F[Y] = 0 => RA3[Y] + RB3[Y] = 0
∑M = 0 => MA − MA3 = 0
∑F[X] = 0 => RA[X] − RA3[X] = 0
∑F[Y] = 0 => RA[Y] − RA3[Y] = 0
∑F[X] = 0 => −RB3[X] = −F1[X] − F
2[X]
∑F[Y] = 0 => −RB3[Y] = −F1[Y] − F
2[Y]
MA3 = 2.8 kNm
RA3[X] = −0.9 kN
RA3[Y] = 2.4 kN
RB3[X] = 0.9 kN
RB3[Y] = −2.4 kN

Claro que não é algo que você deva usar para construir uma ponte, com ou sem um T-Rex em perseguição, mas é um brinquedo didático com aplicações práticas, que ironicamente pode ser usado como o outro lado do Angry Birds, explicando onde e como a casa dos porcos irá desabar.

O Autodesk ForceEffect é digrátis, tem apenas 4,5MB e pode ser baixado direto da AppStore.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários