Meio Bit » Arquivo » Indústria » Hasbro paga de Megatron e processa Hasbro Asus por usar o nome Transformer

Hasbro paga de Megatron e processa Hasbro Asus por usar o nome Transformer

12 anos atrás

Meganfox

imagem (quase) meramente apelativa.

Essa coisa de marca registrada é complicada, sempre tem um picareta querendo se dar bem, vida japonês que registra “açaí” ou brasileiro que registra AllStar e Copa 90, com direito a logo e bonequinho igual aos originais.

Nos Áureos Tempos da Reserva de Mercado de Informática a Unitron lançou um clone nacional do Apple II, chamando de Apple e com a logo da maçã mordida. A Microdigital tinha uma linha de softwares para seus computadores TK-85 cujo nome era… “Microsoft”. Sim, a logo era idêntica à original também.

Outros casos são mais complicados, há marcas bem genéricas. A Rede Globo vivia se engalfinhando com os… Biscoitos Globo, uma bolacha (eu adoro uma discórdia) de polvilho vendida nas praias do Rio desde os anos 1370 mais ou menos. Embora os advogados da Globo cerquem por todos os lados o uso prévio mantém os biscoitos no ar.

Quando os produtos são de áreas MUITO distintas em geral pratica-se o viver e deixar viver, mas em outros casos não dá. Vide a Hasbro, empresa de brinquedos japonesa responsável por boa parte de nossas infâncias. Entre outras são detentores dos direitos dos Transformers. um nome que por si só não é em nada único. “Transformador”, isso é genérico.

Problema é que são MUITO associados a tecnologia, então um notebook ou tablet chamado Transformer já ficaria estranho. MESMO ASSIM despertaria direito de dúvida.

Como a Asus obviamente quer ser a vilã da história, ou pretende passar como a empresa mais cara-de-pau da década, decidiram que Asus Transformer era pouco para um tablet, decidiram aumentar o volume da Máquina de Kibagem para 11 e lançaram o…

Asus Transformer Prime.

optimus_prime

Chamar de Asus Transformer, pq o tablet vem com teclado e vira um netbook é até legal, dá pra aceitar, mas chamar de Transformer Prime é forçar a amizade.

Ah sim, tem o pequeno detalhe de Transformers Prime ser uma série de animação licenciada pela Hasbro, lançada em Novembro. De 2010.

Se a moda pega logo teremos Facas Dexter, com o fabricante dizendo que não conhecia o personagem. Aliás, só não teremos porque as Facas Dexter, fabricadas pela Dexter-Russell existem desde 1818 e atendem por Dexter desde 1884.

Fonte: PC

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários