Meio Bit » Arquivo » Hardware » Robôs-Androids Jedi no Espaço? A NASA tem.

Robôs-Androids Jedi no Espaço? A NASA tem.

12 anos atrás

luke

A NASA está transformando a Estação Espacial Internacional no quintal no George Lucas. Já não bastasse o Robonauta 2, descaradamente kibado do Boba Fett, agora estão testando também os droids de treinamento jedi. Logo logo alguém cola um cartaz na parede da ISS, dizendo “This is no moon!”

A idéia foi de David Miller, professor do MIT que mostrou a cena clássica de Guerra Nas Estrelas onde Luke treina com uma esfera flutuante. “Quero que vocês construam um desses”. A maioria dos alunos deve ter dado um pulo de alegria achando que ele se referia ao sabre de luz, mas David queria a esfera.

Funcionando como uma espécie de assistente pessoal para os astronautas, o conceito do robô é uma unidade autônoma, giroestabilizada, movendo-se com o uso de microjatos de CO2, respondendo a comandos de voz e provavelmente se negando a abrir as portas do hangar.

O projeto cresceu, hoje as esferas pesam (na Terra) 3,5Kg, se conectam à rede WIFI da Estação Espacial e recebem até comandos da Terra. Por enquanto fazem vôos em formação dentro da área pressurizada, mas no futuro irão voar do lado de fora.

Chamadas de SPHERES - Synchronized Position Hold, Engage, Reorient, Experimental Satellites, os robôs estão sendo usados para desenvolver e testar algoritmos de vôo autônomo, acoplagem, navegação e segurança.

Agora o mais legal: Desde o projeto original os robôs ganharam um upgrade para Android. Agora seu cérebro é um smartphone Samsung Nexus S.

Foi escolhido por ser facilmente hackeável, assim podem desconectar os rádios de celular, manter o WIFI e mexer em tudo que for necessário no sistema operacional, otimizando o aparelho para uso onde nenhum Android jamais esteve. Exceto o Marvin. E o R2. E o 3PO… OK, onde nenhum smartphone Samsung jamais esteve.

Fonte: FCD

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários