Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Mac OS X Mountain Lion: Mais do iOS, no Mac

Mac OS X Mountain Lion: Mais do iOS, no Mac

12 anos atrás

É, realmente acho que a Apple está tentando matar diversos apps que conhecemos, como o Evernote e ferramentas de listas de tarefas, entre outros. O novo Lion, o Mountain Lion, vem com diversas novidades que são bem parecidas, ou melhor, conhecidas no mundo do iOS. As citadas até agora: iCloud, Messages, Reminders, Notes, Notification Center, Twitter, Game Center e AirPlay. É claro que eles incluíram novas funcionalidades e algumas que eu posso até chamar de: "cuidado, isso está virando um monopólio", como a GateKeeper.

A integração com o iCloud já era presente no Lion e agora parece ser bem mais presente. Na primeira vez que você se logar em sua conta do MobileMe iCloud, ele já sincronizará todos os documentos, e-mails, calendários, contatos, entre outros, com a nuvem da Apple. Tudo sincronizado, entre iPods, iPhones, iPads e Macbook.

O Messages que permite que você converse com iPads, iPhones e iPods que tenham wi-fi ou 3G, sem pagar nada por isso, chega ao MacBook. Permitindo ao usuário conversar com um outro indivíduo sem precisar usar seu dispositivo móvel. Não diria que isso seria o fim do iChat, mas o início do fim. Afinal, até usar câmera via Facetime, o Messages permite. Ah, sim, ele já está disponível em fase beta para quem quiser baixar (creio que só seja compatível com Lion ou Mountain Lion). E se você estiver no meio de uma conversa e precisar sair do computador, você pode continuar a conversa no seu iOS.

O Reminders (também conhecido como Lembretes) é a ferramenta de lista de tarefas da Apple. Adoro ferramentas desse tipo, principalmente quando são gratuitas. Uso com freqüência e são uma verdadeira ajuda para quem não sabe o que vai fazer e precisa colocar tudo isso anotado em um "papel". Usava as notas do dashboard, mas eu não curtia muito precisar sair e voltar para ver o que estava realmente lá. Sem falar que não havia sincronização entre iOS, ou seja, se eu esquecesse o que eu iria fazer no meio do caminho, eu teria que abrir o meu Mac e ver o que eu tinha escrito. O Reminders, nesse caso, funciona exatamente como no iOS.

Já o Notes é um pouco diferente da versão para iOS já que permite a inclusão de fotos, escolha de fontes (espero que não seja apenas três) e cores. Existe também a sincronização entre iOS, mas creio que esses recursos de fotos e fontes não sejam sincronizados. E caso haja, as fotos serão "removidas" e as fontes serão colocadas para o padrão.

O Notification Center será um adeus ao Growl? Não sei, mas tudo indica que sim. Além de permitir que você faça o gesto de "swipe" para visualizar o notification center de uma forma bem parecida com a do iOS, ele também apresenta as "bolhas de mensagem" no estilo Growl. Alguém dúvida que a Apple vai obrigar todos os desenvolvedores a usarem essa ferramenta como padrão ao invés do Growl?

Compartilhamento direto dos aplicativos, essa função permite compartilhar fotos direto para o Flickr, enviar vídeos direto para o Vimeo, enviar links do Safari e notas via Mail ou Message. Ela também está aliada ao Notification Center e ao Twitter, esse que possui agora integração nativa com o Mountain Lion. Sim, exatamente igual ao iOS. E quando você receber uma resposta ou mensagem direta, ela será exibida no Notification Center.

O Game Center é uma tentativa bastante explícita de competir com o Steam no mundo dos desktop. Tanto os jogos do iOS quanto os jogos do OSX serão sincronizados com o ranking do Game Center.

Mas o recurso que eu mais achei estranho e "seguro": GateKeeper. A promessa dele é mais segurança para o Mac escolhendo como os aplicativos serão instalados e de onde. Você pode escolher entre três opções: apenas Mac App Store, apenas Mac App Store e desenvolvedores identificados e a opção "aberta para qualquer um". Quem dúvida que os novos Macs virão de fábrica com a função apenas Mac App Store ativada?

O Mountain Lion será lançado no verão dos Estados Unidos, o que deve ocorrer perto de Julho ou Agosto. Não tenho informações ainda dos valores, mas espero que seja o mesmo do Lion (ou mais barato, vai que...).

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários