Meio Bit » Arquivo » Indústria » Virgin Oceanic — Indo audaciosamente aonde ninguém jamais esteve, exceto um tal de Piccard

Virgin Oceanic — Indo audaciosamente aonde ninguém jamais esteve, exceto um tal de Piccard

Richard Branson anuncia Deep Flight, submarino da Virgin Oceanic que vai explorar lugares como a Fossa das Marianas.

12 anos atrás

VO_sub_landscape

Dizem que o Espaço é a Fronteira Final, mas lugares como a Lua e Marte são muito mais bem mapeados e explorados do que os oceanos terrestres. Saindo da plataforma continental o Mar se torna um abismo que reluta em revelar seus segredos.

Enquanto mais de 3.000 alpinistas já fizeram mais de 5.000 subidas ao pico do Everest, começando em 1953 com Sir Edmund Hillary, e nada menos que 12 homens caminharam na Lua, somente dois chegaram ao funda da Fossa das Marianas, a 10.900 m de profundidade, no Oceano Pacífico, onde estava o corpo de Megatron.

A missão ocorreu em 1960, quando Don Walsh e Jacques Piccard (sim, parente do Jean-Luc), à bordo do Trieste foram os primeiros e únicos humanos a ver com seus próprios olhos um ambiente alienígena com mais de 1.000 atmosferas de pressão. Sim, havia vida, Piccard viu inclusive camarões.

Todo esse desconhecido não passa despercebido pelos espíritos exploradores, que hoje são apadrinhados por alguns geeks que deram a sorte de ter dinheiro E curiosidade, como Paul Allen e — no caso — Richard Branson, a coisa mais próxima que temos de um Tony Stark.

Sua empresa Virgin Oceanic está construindo um submarino projetado por Graham Hawkes, criador do Deep Flight, veículo subaquático que aparece na linda abertura de Star Trek Enterprise.

Ao contrário de submarinos convencionais os veículos Deep Flight são essencialmente aviões, onde uma flutuabilidade positiva é contrabalançada por asas que exercem o exato mesmo efeito de sustentação das de um avião, mas invertido. Um movimento horizontal puxa o Deep Flight para baixo, e o resto da movimentação é feito com flaps e ailerons. Um piloto de caça ficaria perfeitamente à vontade ali.

bransonpode

“Eu tenho um submarino espacial, e você?”

Claro, se você considera estar à vontade vendo o mundo através de uma redoma de cristal de quartzo que os projetistas garantem — mas não estão ali pra confirmar — que resiste à pressão de 1.000 atmosferas, aguentando o peso equivalente a 3 ônibus espaciais completos, ou quase 6.000 toneladas.

A nave (não dá pra chamar de barco) levará 5 horas para levar seu único piloto até a fossa das Marianas, mas é somente uma das metas da missão. Pretendem explorar todos os pontos mais profundos de todos os oceanos da Terra, conforme mostra o vídeo conceitual do projeto:

Virgin Oceanic Sub Teaser Trailer HD

É reconfortante ver que essa geração de bilhardários geeks, como Branson, Gates, Allen, Fosset estão fazendo muito pelo progresso da Humanidade, ao invés de torrarem seu dinheiro só com mulheres, cocaína, mulheres, iates… mulheres, carrões, mansões e mulheres.

Fonte: PopSci.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários