Meio Bit » Arquivo » Games » Nintendo pela primeira vez registra prejuízo anual

Nintendo pela primeira vez registra prejuízo anual

12 anos atrás

dori_mar_26.04.12

Quando a Nintendo lançou o Wii, muitos criticaram (e criticam até hoje) o console por causa da sua inferioridade técnica em relação ao Xbox 360 e Playstation 3, mas não há como dizer que a estratégia da empresa de tentar alcançar um público mais casual foi errada, afinal o aparelho vendeu mais que seus concorrentes e fez ressurgiu uma das maiores companhias da indústria, já que para muitos ela não sobreviveria a outro fracasso comercial.

O problema é que com o anúncio do Wii U as vendas do antecessor caíram drasticamente, com o mesmo acontecendo com o DS e como o portátil que o substitui só passou a ter um desempenho melhor há alguns meses, a BigN confirmou algo que de certa forma era esperado, um prejuízo anual de enormes proporções, ou para ser mais preciso, de 43,2 bilhões de ienes, aproximadamente 532 milhões de dólares.

Entre os principais responsáveis por esta primeira perda na sua história estão as vendas não muito boas de hardware nos Estados Unidos e na Europa, além do corte no preço do 3DS e do enfraquecimento da moeda japonesa e para reverter a situação no ano fiscal recém começado, a expectativa recai sobre nomes de peso como o New Super Mario Bros. 2, novas versões das franquias Animal Crossing e Brain Age e claro, o lançamento do Wii U.

A revelação do prejuízo certamente acendo uma luz amarela em relação a chegada do novo console, pois caso ele não conquiste os jogadores, será complicado a BigN sustentar-se apenas com o possível sucesso do 3DS, que por hora enfrenta a fortíssima concorrência dos smarthphones e tablets e não seria nenhuma surpresa se a Sony e a Microsoft anunciassem os sucessores do Xbox 360 e Playstation 3 com um poderio técnico muito superior ao do Wii U.

E aí, será que a enorme fortuna conquistada pela Nintendo nesta geração será o suficiente para lhe fazer aguentar um novo par de fracassos?

[via The Verge]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários