Meio Bit » Demais assuntos » Não perca hoje, a maior Lua de todos os tempos

Não perca hoje, a maior Lua de todos os tempos

12 anos atrás

luadomal

Calma. Segure o Facepalm. EU SEI.

Depois que um astrólogo (pra você ver a credibilidade) cunhou o termo Superlua, todo ano surge o boato idiota de que por algum motivo obscuro, que contraria Newton, kepler, Einstein e o Mário (vai, pergunta) a Lua, um dia do ano aparece no céu de forma imensa.

Pena que não é verdade.

 

O problema irritante é que todo ano surge essa baboseira.

No caso, coincidirá a Lua Cheia com o perigeu da órbita, quando ela está mais próxima da Terra. Só que embora a órbita da Lua seja elíptica, como demonstrado por Kepler e Tycho, essa diferença é mínima, em termos astronômicos.

Hoje a Lua estará a 356,953Km da Terra. Em seu apogeu ela fica a 406,364Km de distância. Isso dá uma diferença de 49.411Km. Pouco mais de 15% mais perto. Essa é a variação máxima:

luainetcha

Para piorar, a Lua é pequena. Não só pelos míseros 1.700Km de raio, mas pelo diâmetro angular. Dependendo da posição na órbita, a Lua ocupa entre 29.3 e 34.1 minutos de arco. É, só isso. No apogeu um céu normal comporta 360 luas cheias lado-a-lado, assumindo um horizonte limpo de 180 graus.

“Mas como a Lua parece tão grande de vez em quando?”

Ilusão de óptica. Em uma noite clara de Lua Cheia sem nuvens dependendo das condições você consegue até ler à luz da Lua. Mais brilho passa a sensação de um objeto maior. Não temos sensação de escala com a Lua, você não vai perceber a diferença na imagem acima, mas se a Lua se põe no horizonte, temos algo com que comparar, daí a sensação de Lua grande, que independe das “Superluas”.

E sim, este tipo de foto é feito com um pucta zoom, e é essencialmente um recorte.

orangemoon2

Para piorar a vida dos histéricos da Superlua, hoje não é a única. Em média temos de 5 a 6 Superluas por ano. Phil Plait lembra inclusive que mês passado, no dia 7 de Abril tivemos uma Lua Cheia com a Lua a 358.313Km da Terra. Meros 1400Km a mais do que hoje. Isso dá uma diferença de menos de 1%, e não me recordo de mês passado a Lua ter praticamente caído na Terra.

A Lua que você verá hoje tecnicamente É a maior Lua de todos os tempos, pois ninguém consegue determinar a olho nu a diferença entre 29.3’ e 34.1’,

A verdade é que somente 27 humanos, entre todos os que já existiram viram a Lua substancialmente maior, a olho nu. Foram os tripulantes das Apollo 8 a 17, com exceção da Apollo 9, que ficou em órbita terrestre. O resto está só se enganando, como os idiotas que espalham com precisão militar o hoax de Marte do Tamanho da Lua, todo maldito ano.

relacionados


Comentários