Meio Bit » Arquivo » Hardware » Review: Microsoft Wireless Laser Mouse 6000

Review: Microsoft Wireless Laser Mouse 6000

18 anos atrás

O Microsoft Wireless Laser Mouse 6000 é um mouse que pretende melhorar o que já é muito bom. Por muitos anos tenho um mouse óptico, porém há tempo quis experimentar um mouse wireless e com sensor laser, que promete ser muito mais responsivo e preciso. Após uma extensa busca, passando por modelos da Logitech e Razer, acabei escolhendo o modelo da Microsoft por ter um bom preço e cujo design mais se adaptou com o meu jeito de usar. Comprei via Amazon e dois dias depois o produto estava em minhas mãos.Embalagem

A embalagem não tinha nada de muito especial, alias o formato da caixa é um tanto fora de padrão. A caixa contem um CD, o mouse, o sensor wireless, 2 baterias AA e um curto manual.

Instalação

Utilizando um sistema com o Windows XP SP2, a instalação não poderia ter sido mais simples. Simplesmente inseri o CD, escolhi o modelo de mouse que estava instalando, escolhi a sensibilidade do sensor e da scrollwheel. Permitiram-me também customizar o que cada um dos botões faz, e em seguida fui instruído a conectar o sensor a uma porta USB. Tudo foi detectado sem problemas, e o mouse começou a funcionar imediatamente.

Funções e design

O Microsoft Wireless Laser Mouse 6000 vem com um acabamento em prata, com a parte central mais reluzente e as laterais foscas. Ele é feito para ser usado com a mão direita, e a mão repousa confortavelmente em contato total com o mouse. Ele desliza muito bem em uma mesa de madeira, ou mesmo em outras superfícies (papel ou plástico).

O mouse conta com os 2 tradicionais botões esquerdo e direito, uma scrollwheel sem dentes e com navegação em 4 direções (tilt wheel). Além disto, conta com 2 botões extras, acessíveis com o polegar direito. Um dos botões vem configurado como "pagina anterior" do Internet Explorer. Este primeiro botão é bastante fácil de se alcançar, e a força necessária para acioná-lo é adequada. O segundo botão, mais próximo ao topo do mouse, vem configurado como um "zoom", que pode ser útil a alguns usuários. Certamente é mais difícil de alcançar com o polegar, mas nada exagerado, e algo perfeitamente compreensível, já que é algo que presumivelmente o usuário usará menos.

Detalhe do Zoom:

A scrollwheel é algo bastante refinado neste modelo. Para rolar a tela funciona divinamente, porém o scrollwheel não tem dentes, o que pode ser inconveniente para gamers. Mas conta com um sistema de aceleração, que sente quando o usuário quer chegar mais rapidamente a uma parte da tela e acelera a rolagem da página. Este sistema funciona com perfeição. Claro que a scrollwheel também funciona como um botão central, o qual eu uso com muita frequência ao navegar com o Firefox. Para acionar o botão, porém, é necessária muita força, o que torna a operação deste botão desconfortável.

O sensor wireless é razoavelmente grande (do tamanho do mouse), porém conta com um cabo longo. O design é discreto. Segundo o fabricante, o sistema foi desenvolvido para uso a até 6 pés (1.8m) de distância, não sendo possível o uso do mouse como controle remoto para o PC. Em nossos testes, o sinal foi excelente a até 1.5m de distância, mais do que suficiente para uso normal.

O mouse funciona com 2 baterias AA, fornecidas na caixa, o que é um grande ponto para a Microsoft, pois nada mais frustrante do que chegar em casa e ter que sair novamente para comprar baterias. O fabricante relata que as baterias duram em média 6 meses.

A primeira impressão é que o mouse é extremamente sensível e preciso. Precisei reajustar a sensibilidade para meu uso, e com isso ficou excelente. Os botões funcionam adequadamente, com exceção do botão do meio, citado acima. Não houve interferência com nenhum dos meus outros dispositivos (rede Wi-Fi, telefone sem fio, celular, Bluetooth).

Conclusão

O Microsoft Wireless Laser Mouse 6000 é um mouse sólido, principalmente para aplicativos Office e Internet. Devido a sua scrollwheel não ter dentes, talvez não atraia muito os gamers. A sensibilidade, precisão e ergonomia são superiores.

Pontos positivos
- Design
- Sensibilidade e precisão
- Função de zoom
- Excelente instalação

Pontos negativos
- Tamanho do sensor
- Botão do meio muito duro

Nota: 9
Homepage do fabricante: Microsoft
Preço: US$ 43.69
Onde comprar: Amazon.com

relacionados


Comentários