Meio Bit » Arquivo » Fotografia » A Corrida dos Megapixels - Qualidade ou Ruído

A Corrida dos Megapixels - Qualidade ou Ruído

15 anos atrás

O site PixInfo.com se fez uma pergunta muito interessante. A corrida dos megapixels trouxe algum benefício para nós?  Para quem não conhece o termo, a mídia especializada em fotografia chama de corrida dos megapixels a tendência dos fabricantes elevarem a potência dos sensores das câmeras como forma de propaganda e marketing. Todos sabem que o usuário comum não necessita de uma câmera com 10 megapixels, mas passa pelo imaginário popular que esse número mágico está intimamente ligado com a qualidade da imagem. Então o pessoal do PixInfo decidiu fazer um comparativo entre câmeras fabricadas nos últimos 10 anos. A câmera escolhida foi a Série G da Canon. Os motivos que levaram a escolha foram a continuidade do equipamento (são 8 câmeras lançadas em 9 anos. A primeira tinha 3 megapixels e a última 15 megapixels) e a capacidade das câmeras em gravar arquivos RAW (afinal de contas estamos falando em qualidade). Destaque para a informação de que em nove anos o tamanho do sensor não mudou, embora a resolução tenha aumentado 5 vezes.

As câmeras são testadas em sua resolução nativa, na impressão no tamanho A3, impressão padrão em 10x15 cm e em algumas outras avaliações mais subjetivas. Podemos notar que com o tempo e a adição de novos filtros contra ruído, as imagens vão ficando mais limpas, porém, mais desbotadas e com aspecto plástico. Para melhorar isso, as empresas tendem a aumentar a saturação das cores captadas, mas mesmo assim não fica muito natural. A conclusão dos testes foi interessante. Em primeiro lugar, se você gosta de imprimir suas fotos em tamanhos grandes como o A4 ou A3 (que é o meu caso) então investir em um equipamento com muitos megapixels é uma boa pedida. Por outro lado, se você imprime as imagens apenas em 10x15cm (tamanho padrão) e tiver como preocupação apenas a qualidade de imagem, então não vale a pena trocar uma Canon G5 por uma Canon G10, por exemplo. Mas, os responsáveis pelo teste destacam que existem outras comodidades e funcionalidades nas câmeras mais novas que podem ser um bom motivo para a troca de equipamento.

O teste é longo e muito bacana. Merece,sem dúvida, ser lido na íntegra. Pode ser um bom ponto de partida para a escolha de uma câmera fotográfica, principalmente por conta da resolução máxima dos sensores.

canon G10

Fonte: PixInfo.com

relacionados


Comentários