Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus Pen: 50 anos

Olympus Pen: 50 anos

15 anos atrás

Quem tem mais de 40 anos de idade, provavelmente já viu ou ouviu falar da série de câmeras Olympus Pen. A primeira representante desse tipo de equipamento foi lançada em 1959 e foram produzidos 7 modelos até 1966. Segundo contas da própria empresa, foram vendidas cerca de 17 milhões de câmeras com a marca Olympus Pen. O que transformou o equipamento em algo tão desejável, e isso acontece até hoje, foram três fatores. O primeiro é a qualidade excelente das lentes. O segundo é o corpo compacto e leve, porém muito resistente (a prova disso é que existem modelos para venda no Mercado Livre em ótimas condições). E o terceiro fator, porém não menos importante, é que a pequena câmera foi a primeira a se utilizar de um sistema que aproveitava apenas metade do fotograma de 35mm. Ou seja, ela conseguia dobrar a quantidade de poses batidas com um filme fazendo, por exemplo, 72 fotos com um filme de 36 poses.

Agora, para comemorar o aniversário dessa pequena guerreira, a Olympus lançou em seu site uma série de pequenos filmes animados em capítulos. Cada pequeno filme é dedicado a um dos modelos que foram produzidos da Olympus Pen. Já está no ar o representante do primeiro modelo de 1959. O próximo capítulo vai ao ar no dia 26 de maio e deve enfocar a Olympus PenEE (1961). Hoje em dia pode parecer esquisito comprar uma câmera de filme, mas a Olympus Pen é um equipamento divertido e prático de ser usado, além de oferecer uma ótima qualidade de imagem. Existem ótimos exemplares a venda no Brasil cujos preços variam de R$50,00 a R$ 100,00 dependendo do modelo e estado de conservação. Porém, mesmo que você não vá usar de forma constante o equipamento, vale a pena pelo valor histórico.

Veja o vídeo animado de comemoração de aniversário das Olympus Pen. Saiba um pouco mais da história dessas pequenas câmeras.

pop09_pen

relacionados


Comentários