Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Panasonic DMC-GF1 - pequena e cara

Panasonic DMC-GF1 - pequena e cara

14 anos e meio atrás

Quando a Panasonic e a Olympus se uniram para desenvolver o sistema micro-quatro-terços, a promessa era a criação de uma nova linha tecnológica de câmeras com alta qualidade de imagem com tamanho e peso reduzidos. Com o tempo, ficamos sabendo que esse sistema era composto por câmeras que seguiriam o mesmo esquema de montagem das câmeras reflex, mas sem o sistema de espelho. As câmeras teriam viewfinder eletrônico e o sensor ficaria bem perto da lente. Isso economizaria espaço no corpo do equipamento e as lentes seriam bem menores.

A primeira câmera a chegar ao mercado nesse novo sistema foi a Panasonic DMC Lumix DMC-G1. Embora não tenha sido uma câmera exatamente pequena, o modelo  chamou muita atenção e quase todos os sites elegeram o equipamento como sendo o mais significativo lançado no ano de 2008. Recentemente, a Olympus colocou no mercado a Pen EP1, que a meu ver, seria uma revolução muito maior em questão de design. Câmera que junta a alta tecnologia das DSLR com o tamanho das câmeras compactas. A câmera também foi saudada como sendo um equipamento relevante e está vendendo muito bem nos mercados do primeiro mundo. Porém, ambas são câmera muito caras.

Comprovando essa pequena corrida entre as duas empresas parceiras no empreendimento, a Panasonic está mostrando mais uma câmera baseada no sistema micro-quatro-terços . Como já anunciado anteriormente, ela é um modelo compacto, cerca de 35% menor que a DMC G1 e chega para tentar brigar pelo consumidor que quer um equipamento mais compacto possível. A câmera pesa 285 gramas (apenas o corpo), é equipada com um sensor Live MOS de 12 megapixels, LCD de 3 polegadas com 460 mil pixels de resolução, sistema de limpeza do sensor e faz vídeos em 1280x720 pixels. Legal notar que a câmera possui um flash embutido, coisa que a Olympus não colocou no seu equipamento.

Porém, seguindo a tradição do sistema, a Panasonic Lumix DMC GF1 vai custar um pouco caro. Ela vai estar disponível em outubro em um kit com a nova lente LUMIX G 20mm/F1.7 ASPH custando US$ 900,00. Fico imaginando o preço ao chegar no Brasil.

panasonic GF1

fonte: Dpreview

relacionados


Comentários