Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Adobe Photoshop Lightroom 2 de Alex Villegas

DVD Adobe Photoshop Lightroom 2 de Alex Villegas

14 anos atrás

Eu já disse e continuo dizendo, o Lightroom é o caminho, a luz e a verdade. Dentre tudo que já foi inventado para edição de imagens digitais, o aplicativo ganha disparado e deve ser a primeira coisa que um fotógrafo deve comprar a partir do momento que decidir levar a fotografia a sério (desculpe Gimp, mas tenho que ser sincero). Embora seja revolucionário, a idéia aqui é muito simples. Vamos pegar tudo que é necessário para edição de imagens dentro do Photoshop e montar outro programa só com essas funcionalidades. E ficou ótimo. Interface amigável, rápida inicialização, ambiente confortável e prático para trabalhar com um grande número de imagens e um preço que não chega a ser um crime (o pacote completo custa US$ 389,00).

Mas, mesmo sendo um software amigável, não significa que não tenha seus segredos. Dominar todas as funcionalidades do Lightroom 2 pode ser uma tarefa árdua para o fotógrafo de primeira viagem. Mas, nesse ponto podemos contar com a ajuda de livros e DVDs para nossa salvação. É nesse ponto que entra o DVD que tenho em minhas mãos agora. Ligthroom 2 de Alex Villegas, produzido pela iPhoto Editora, se mostra um excelente manual para quem quer começar a montar o seu fluxo de trabalho com o Lightroom.

O DVD é duplo e dividido em capítulos que visam explicar e mostrar todas as fases de trabalho dent ro do programa. Dessa forma, no primeiro DVD encontramos uma apresentação geral do ambiente de trabalho do software e as principais ações para iniciar os trabalhos. Aqui conhecemos as maneiras de importação e classificação das imagens e entramos no processo de edição conhecendo ferramentas como a correção de Balanço de Branco, o histograma (ferramenta muito importante que muito fotógrafo desconhece), o Tone Curve e a conversão de imagens para o preto e branco . Já no segundo volume encontramos explicações bem detalhadas de como trabalhar os aspectos mais específicos da edição de imagem com as ferramentas Clarity, Saturação, Split Toning (todo mundo deveria conhecer isso), Sharpening e Redução de Ruído. Porém, o impressionante são as aulas de eliminação de defeitos e tratamento de pele. Coisas que muitos pensam ser possíveis apenas com o Photoshop também podem ser executadas com o Lightroom e de maneira muito mais realista, não deixando a impressão de ser algo artificial. Fechando a aula, temos a utilização do modo de impressão, construção de slide shows (ótima funcionalidade do programa) e o modo Web, onde é possível construir galerias para a web automaticamente utilizando templates em html ou flash. Conhecendo um pouco de html se torna fácil montar um site completo para você.

Todas as explicações são mostradas de modo fácil e sem deixar dúvidas sobre os procedimentos. Tudo é desenvolvido de forma prática no vídeo e, ao contrário de tutoriais e outros DVDs que encontramos no mercado, nenhum passo dos processos desenvolvidos é ocultado. O fotógrafo Alex Villegas (cujo blog chega a ser absurdo de tão bom) é photoshopper com mais de 10 anos de experiência em tratamento de imagens, produção gráfica e design. Ministra cursos e palestras relacionadas a fotografia digital em várias partes do país, além de atuar como consultor de gerenciamento de cores e fluxo de trabalho para diversos laboratórios fotográficos e estúdios pelo Brasil.

Porém, nem só flores são encontradas nesse DVD. A meu ver, três pequenos defeitos atrapalham um pouco o resultado obtido com a vídeo aula, mas nenhum deles tem a ver com o conteúdo prático das informações. Em primeiro lugar, o fato de voltarmos ao menu ao final de cada capitulo é irritante. Não existe aqui a opção de ver todo o conteúdo de uma vez e isso tira um pouco a concentração do espectador (pelo menos no meu caso). Em segundo lugar, assistir ao DVD na televisão é frustrante, visto que as bordas da imagem ficam escondidas. Então não é possível, por exemplo, ver toda a extensão da imagem da interface do Lightroom. Assistindo no computador isso não acontece, mas é um problema que pode ser resolvido nas próximas produções da editora. E por último, e não sei bem se isso é um defeito, o DVD é muito impessoal. O Alex Villegas não se apresentou no começo da aula, não falou quem ele é, e em momento algum o vemos, apenas sua voz. Isso pode ser perigoso, pois não forma uma empatia entre aluno e professor, deixando o ato de assistir ao DVD inteiro de uma só vez um pouco penosa.

De forma geral é uma ótima oportunidade para entrar no mundo da edição de imagens através do Lightroom 2 com competência e várias informações sobre macetes interessantes e práticos para agilizar o seu fluxo de trabalho. O DVD Lighroom 2 de Alex Villegas está a venda no site da IPhoto Editora ao preço de R$ 89,00.

lightroom 2 alex villegas

Fique ligado que logo você vai saber como ganhar uma cópia inteiramente gratis desse DVD aqui no Meio Bit.

relacionados


Comentários