Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon 1D Mark IV - White Paper

Canon 1D Mark IV - White Paper

14 anos atrás

A Canon é passível de quase todas as criticas que podemos fazer a uma empresa do mundo da fotografia. Equipamentos recentes apresentam problemas gravíssimos e cuja solução demoram a aparecer. Temos os problemas de autofocus e imagens sobrepostas da Canon EOS 7D e a qualidade pobre dos ISOs máximos da 1D Mark IV. Isso porque nem vou entrar nos detalhes dos problemas crônicos de alguns modelos cujas peças simplesmente quebram com pouco tempo de uso (isso é para quem se lembra dos espelhos da EOS 5D que simplesmente se soltavam da câmera).

Porém, a empresa continua sendo campeã de vendas no mundo inteiro. Talvez seja por conta da marca forte, assim como a Sony que tem uma grande tradição em equipamentos eletrônicos de qualidade. Mas, uma coisa não se pode negar. A Canon sabe como ninguém divulgar um novo equipamento. Podemos confirmar isso com todo o estardalhaço criado com  a EOS 7D e as lentes que foram colocadas a venda junto com a câmera. Foram montados shows demonstrativos que percorreram as principais cidades do mundo onde tudo poderia ser testado pelos visitantes em ambientes de iluminação controlada. Eu gostaria muito de ter visto isso.

Agora, confirmando a tendência de trabalhar o marketing de maneira competente, a empresa está lançando o Canon 1D Mark IV White Paper. O documento é um gigantesco texto sobre as novas funcionalidades do equipamento. Mas, não confunda com um manual de usuário. Aqui a preferência é por informar o consumidor das novidades que a câmera agregou desde o último modelo e explica os novos recursos de maneira exaustiva. Podemos encontrar como funciona o novo sistema de 45 pontos de autofocus, mostra o desempenho dos ISOs elevados, explica de maneira detalhada o sistema de gravação de vídeo e revela detalhes sobre o melhor fluxo de trabalho ao se utilizar de arquivos RAW ou JPEG. Também temos várias explicações sobre o sensor e o funcionamento do processador DIGIC IV.

Fora as novidades, todos os outros aspectos da câmera são explicados de maneira satisfatória e com um texto de fácil leitura. Embora tenha quase a mesma estrutura de um manual comum de câmera, a leitura é bem mais agradável e os detalhes são explicados tendo em vista o entendimento completo do consumidor. O pequeno livro tem 123 páginas e está disponível gratuitamente em PDF na página da Canon. Para quem quer conhecer o funcionamento de uma câmera fotográfica digital, esse é o melhor caminho a se tomar. Porém, a melhor parte de uma explicação dessas é entender de maneira completa todas as formas de personalização de configurações que só são possíveis ao se usar o modo manual. Só por isso já vale a leitura.

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários