Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon pode lançar primeira DSLR com painel touchscreen

Canon pode lançar primeira DSLR com painel touchscreen

14 anos atrás

A notícia vem do pessoal do Photography Bay e não poderia ser colocada de maneira mais bem humorada. O texto da conta de uma patente que a Canon registrou mostrando o projeto de uma DSLR com monitor LCD touchscreen.  Infelizmente não se trata de uma patente completa. O documento está registrado na E.U. Patent Application No. 12/422, 695 e consiste de 13 páginas que seriam um tipo de sistema de segurança para impedir que o monitor sensível ao toque fosse ativado de maneira acidental. O texto afirma que é a funcionalidade que faltava para irritar completamente os puristas da fotografia que até agora não aceitaram de maneira completa o sistema live view ou a capacidade de gravação de vídeo nas DSLR.

Segundo as especificações, o fotógrafo registrará na memória da câmera qual olho usa para fotografar e o equipamento, ao detectar que o fotógrafo eleva a câmera até o rosto, irá desligar a parte do monitor sensível que por ventura pudesse encostar-se ao rosto e, acidentalmente, mudar alguma configuração do equipamento. De uma forma geral é interessante, mas não é a prova de que um sistema desses estaria por ser lançado em pouco tempo. Só lembrando que as câmeras da Canon já possuem um pequeno sensor acima do LCD que desliga o monitor quando a câmera é levada ao rosto, o que economiza energia no equipamento. Sem falar da tecnologia do Eye Control das câmeras de filme que faziam o foco no local que você estava olhando na cena através do viewfinder.

Embora a patente não seja completa, algumas funcionalidades desse LCD sensível ao toque são citadas no documento. A primeira delas é o controle da velocidade do obturador que será feita ao deslizar o dedo na direção horizontal. Da mesma forma, a abertura do diafragma é controlada ao deslizar o dedo na vertical. Fora isso ainda poderemos controlar as áreas de atuação do autofocus, compensação de exposição do flash e da câmera, os tipos de fotometria, balanço de branco e a velocidade ISO. Dessa forma, a parte de da câmera seria liberada da maior parte dos controles, sendo que todo o espaço poderia ser ocupado pelo LCD.

Embora nenhuma previsão seja citada é quase certo que somente câmeras mais avançadas vão receber a tecnologia, que deve aumentar substancialmente o preço do equipamento.

canon touchscreen

Fonte: Photography Bay

 

relacionados


Comentários