Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Leitores do Adorama escolhem as melhores câmeras de 2009

Leitores do Adorama escolhem as melhores câmeras de 2009

14 anos atrás

Depois da esclarecedora lista das 5 piores câmeras de 2009 patrocinada pelo site Digital Câmera HQ, está na hora de começarmos a ver as opiniões sobre os melhores lançamentos desse ano. Como já havia comentado, existem alguns sites interessantes aos quais podemos acreditar em uma escolha imparcial dos equipamentos. Quem acompanhou o mundo da fotografia durante esse ano também sabe que é impossível fugir de uma lista de quatro ou cinco equipamentos que realmente foram destaque entre os consumidores e sites especializados. Estou preparando minha lista para ser publicada no mês de dezembro, mas enquanto isso podemos dar uma olhada no que está acontecendo nos sites gringos.

O Adorama, por exemplo, realizou uma votação entre seus leitores para escolher os equipamentos mais expressivos entre os consumidores. O site obteve um total de 2.746 votos e o resultado foi surpreendente, pelo menos para mim. Embora concorde em parte com a câmera escolhida pelos leitores, não posso deixar de frisar que não esperava de maneira nenhuma que ela fosse eleita a melhor e por uma vantagem tão expressiva. Não que a qualidade do equipamento não seja condizente com essa posição, mas por conta da própria inserção da marca no volume de câmeras vendidas nesse ano.

Em primeiro lugar, acumulando 1.524 votos (55% do total), encontramos a Pentax K7 (um de meus sonhos de consumo). Eu esperava encontrar a Canon EOS 7D (6% dos votos) ou a Nikon D3s (5% dos votos) em primeiro lugar, mas coube a câmera da Pentax ocupar esse posto. Embora a empresa venha perdendo representatividade no mercado, ainda é responsável pela confecção de câmeras com grande qualidade de imagem e que podem figurar entre as melhores já produzidas. Na lista ainda encontramos outras estrelas do ano que passou como Panasonic GH1 (4%), Olympus E-P1 (6%) e Leica M9 (16%).

Entre os motivos apontados pelos leitores para a escolha do equipamento estão a boa construção do corpo da câmera, o sistema de estabilização de imagem, qualidade do LCD, compatibilidade com quase todas as lentes produzidas desde a década de 70 e a produção de lentes específicas para o sistema APS-C. Outro ponto levantado é que a empresa se preocupa tanto com a qualidade de suas câmeras e lentes mais baratas como com os equipamentos mais avançados e caros. Uma boa lembrança para os fabricantes que o consumidor, seja ele de qualquer nível, exige atenção e qualidade.

Veja abaixo o quadro completo da votação.

adorama readers choice

relacionados


Comentários