Meio Bit » Arquivo » Fotografia » As câmeras que mais vendem no mundo

As câmeras que mais vendem no mundo

15 anos atrás

O blog espanhol Foto Actualidad fez uma interessante comparação entre as câmeras mais vendidas nos Estados Unidos e no Japão. Embora não representem a totalidade do mercado de vendas de DSLR, os dois são com certeza os dois maiores. Como ponto de análise, foram usados o ranking da Amazon.com (que é atualizado de hora em hora) e as estatísticas fornecidas pelo site BCN do Japão, que publica estatísticas semanalmente sobre a venda de câmeras. Vejam abaixo uma representação dos resultados.

cameras mais vendidas

 

Analisando os dados podemos chegar a algumas conclusões. A primeira é que a Canon domina a primeira colocação em ambos os mercados. A Canon Rebel XSi (Eos Kiss X2) é a mais vendida nos dois países, mas podemos notar que a Canon 500D (EOS Kiss X3), que foi lançada a pouquíssimo tempo, está chegando perto das primeiras colocações em ambos os mercados. A câmera, embora tenha um upgrade na quantidade de megapixels, também trás como novidade a capacidade de gravar vídeos em alta definição. Também é evidente que a Rebel XSi está em duas colocações no ranking japonês. A primeira colocação apresenta um kit com duas lentes, enquanto o quarto lugar fica com a câmera com o kit básico. Essa é uma vantagem dos mercados desenvolvidos que não temos muito por aqui, ter diferentes possibilidades de compra de lentes e câmeras em kits fechados.

Independente de ter tido a sua fabricação encerrada (alguns dizem que prematuramente) a Nikon D40 ainda é a segunda câmera mais vendida do Japão, sendo que em muitas semanas ela figura como a primeira mais vendida. Nada mais justo para um equipamento barato, confiável e confortável. Independente do mercado, as mais vendidas são as mais baratas, mas não podemos deixar de ver que nos Estados Unidos, o quarto e o quinto lugar são ocupados por câmeras com um porte mais avantajado e o preço mais elevado. No Japão, talvez por um reflexo da crise que está abalando o país, as cinco mais vendidas são consideradas DSLR de entrada.

Seria muito bacana uma comparação dessas no Brasil, mas como a maior parte do comércio de câmeras fica mesmo na informalidade se torna complicado levantar esse tipo de estatística. Enquanto as grandes lojas continuarem comercializando uma câmera de U$700,00 por mais de R$ 5.000,00 essa vai ser nossa realidade.

relacionados


Comentários