Meio Bit » Arquivo » Games » Os mais belos videogames já criados

Os mais belos videogames já criados

15 anos atrás

Já há algum tempo eu venho querendo fazer um Top 10 que muitos considerarão… inusitado. Sempre gostei muito de prestar a atenção no design dos videogames e embora não seja algo que, acredito eu, influencie na hora da compra, ter um belo console na estante é algo capaz de nos encher de orgulho, enquanto outros dá vontade de manter escondidos de todos. Pensando nisso, elaborei essa lista onde apontarei aqueles que considero mais bonitos. Nada de opiniões embasadas em detalhes técnicos, até porque esta não é minha área. Aqui colocarei apenas aqueles que julgo visualmente mais agradáveis, unicamente baseado em gosto pessoal.

Portanto, vamos à lista.

Menção Honrosa: Phantom
Como o Phantom nunca chegou a ver a luz do dia e provavelmente nunca chegará, resolvi dar um premio de consolação para este belo aparelho visto aí em baixo. Mesmo tendo um design um tanto simples, as formas são muito harmoniosas e poucos o identificariam como um videogame. 

dori_con_05.09_02

10º – NES
Apesar de ser quadrado demais para o meu gosto, a versão original do Nintendo Entertainment System era surpreendentemente bonito. Talvez ele não seja tão bonito para os padrões atuais, mas para um videogame que chegou ao mercado em 1985, acho que está de bom tamanho.

dori_con_05.09_03

9º – Atari 2600
Outro design que não deve agradar a maioria, porém, acho simplesmente fascinantes as estrias localizadas na parte de cima do Atari 2600 original e principalmente, o acabamento imitando madeira na parte frontal. Seja sincero, existe algo mais retrô do que isso?

dori_con_05.09_04

8º – 3DO
Mesmo contando com um visual um tanto grosseiro, o modelo fabricado pela Panasonic era de longe o mais belo de todos. Ele deixava de lado a ideia de que os videogames eram coisas de criança e se assemelhava a aparelhos eletrônicos como os CD players e videocassetes. Na época de seu lançamento o impacto foi imenso, muito devido ao seu design imponente.

dori_con_05.09_08

7º - Nintendo 64
Outra bola dentro por parte da Nintendo. Com seus pés frontais arredondados e semelhantes ao do 3DO, o Nintendo 64 era um belo videogame, embora seu visual pudesse passar a impressão de que se tratava de um produto de pouca qualidade. Minhas únicas reclamações em relação ao design é a tampa para inclusão do expansor de memória e o seus joystick feio de doer.

dori_con_05.09_07

6º - Neo Geo CD
Esqueça aquela história de videogames como central de mídia e que devem se adequar ao visual da sala de estar. O Neo geo CD era um videogame com cara de videogame e á aí que mora sua beleza. O controle com seus botões coloridos também dão um charme ao conjunto.

dori_con_05.09_05

5º - Sega Saturn
A Sega chega a geração dos 32-bits com uma obra de arte. A sua caixa preta é um belo exemplo de que a simplicidade é realmente uma dádiva e que não é necessário enfeitar muito um produto para que ele seja bonito. Seu design também nos traz a sensação de um produto resistente, o que não ficava apenas no visual, o Saturn era praticamente um tanque de guerra.

dori_con_05.09_06

4º - Xbox 360
Depois de produzir um console feinho, a Microsoft deu a volta por cima com o belíssimo Xbox 360. O console possui linhas suaves, sem muitas extravagâncias e o círculo de luzes presentes na parte frontal dão um charme ao conjunto, com exceção de quando elas aparecem em vermelho. O detalhe da bandeja cromada é um toque a mais no belo design, só é uma pena se tratar de uma exclusividade dos modelos mais caros.

dori_con_05.09_11

3º - Mega Drive
Com o Mega Drive a Sega começa sua dinastia de videogames muito bonitos. Considero o primeiro modelo (essa aí da foto) o mais bonito de todos e alguns detalhes da carcaça chamam a atenção, como a parte arredonda e elevada onde colocávamos os cartuchos e a enorme inscrição 16-BIT bem visível. A cereja do bolo era o controle de volume para os fones de ouvido, ousadia total.

dori_con_05.09_10

2º – PSP
Falem o que quiser do portátil da Sony, mas raras foram as vezes em que a indústria de videogame foi capaz de produzir um aparelho tão bonito. Fabricado com um plástico reluzente e botões harmoniosamente dispostos, os designers da empresa japonesa foram muito felizes ao desenhar esta jóia. para fechar o pacote, não há como não ficar babando sobre sua enorme tela.

dori_con_05.09_09

1º – Dreamcast
E chegamos ao primeiro lugar e você já devia ter imaginado que um aparelho da criadora do Sonic seja, na minha opinião, o mais bonito já criado. Usando mais uma vez um design minimalista, a Sega acerta em cheio com o saudoso projeto Katana, ou como veio a ser conhecido depois, o Dreamcast. parecendo uma simples evolução do Saturn, dessa vez os artistas optaram pelo branco para fazer esse console, o que me parece uma escolha perfeita.

dori_con_05.09

relacionados


Comentários