Meio Bit » Arquivo » Games » Out of this World

Out of this World

17 anos atrás

Existem alguns jogos que ficam na memória das pessoas. Normalmente esses games são conhecidos como clássicos e jogos assim continuam sendo ótimos mesmo com o passar do tempo. Com certeza Out of this World é um desses casos. Saiba como ficou a versão para GBA lendo a análise.

 

Conheça um outro mundo

Em 1991 o designer de jogos Eric Chahi desenvolveu um jogo para o computador Amiga 500. Nascia ali um dos maiores clássicos da indústria. Out of this World, também conhecido na Europa como Another World contava a história de Lester Knight Chaykin, um jovem físico que ao realizar uma experiência com um acelerador de partículas acaba sendo teletransportado para um planeta alienígena. A partir daí você assume o controle do cientista e terá que descobrir uma maneira de voltar para casa. Com o desenrolar do game, Lester conhecerá um alienígena que o ajudará a fugir do planeta. E essa "amizade" é interessante pois um não fala a lingua do outro e apesar das limitações técnicas, Eric Chahi conseguiu demonstrar muito bem as expressões dos personagens através de várias Cut Scenes. Outro fato interessante sobre a história é que você passará todo o jogo sem ver uma linha de texto, com exceção da abertura do jogo e mesmo assim entenderá toda a história. Isso possibilita que mesmo as pessoas que não entendem inglês consigam aproveitar plenamente o jogo.

Um botão para ações, outro para correr

A jogabilidade do game é um tanto controversa. Enquanto ela é simples por ela utilizar apenas dois botões, se torna uma verdadeira inimiga por não possuir uma resposta rápida. Principalmente em partes onde você terá que agir rápido, como dar pulos enquanto corre. Mas no geral não chega a incomodar muito, ao contrário dos desafios do jogo. Essa é outra área polêmica. Os puzzles do game são geniais, fazendo com que você pense muito e interaga durante todo o game com os cenários. Porém, muitos deles são muito difícies de serem realizados, o que fará com que muito desistam logo no início. Mas se você gosta de desafios altos e tem paciência, o game o recompensará com algumas passagens memoráveis.

Mais de 15 anos depois...

O trabalho realizado por Chahi na parte visual deve ser muito elogiado. Mesmo já tendo se passado mais de 15 anos, o game ainda surpreende graficamente, principalmente por sua direção artística. Apesar de sua jogabilidade 2D, os cenários do game são feitos em uma espécie de 3D e a movimentação dos personagens são impressionantes. Simulando quase que com perfeição os movimentos de um ser humano, o protagonista nos passa muito carisma e faz com que nos sintamos em seu lugar durante toda a aventura. A versão para GBA é graficamente idêntica a versão para pcs, portanto você terá um port muito bom para seu portátil.

E ainda por cima gratuito

A versão de Out of this World para GBA possui uma curiosidade. Oficialmente ela nunca foi lançada e no ano de 2004, Cyril Cogordan através de engenharia reversa lançou uma versão do game para o portátil da Nintendo. A princípio, Chahi foi contra o lançamento da versão, mas em 2005 resolveu liberar a distribuição do game. Portanto, para jogar o game você precisará de um Flash Card ou um emulador de Game Boy Advance.

Silêncio bem vindo

Como era costume nos jogos, Out of this World quase não possui sons. Isso acontece provavelmente devido a baixa qualidade das caixas de som dos computadores da época. Mas o que poderia ser um defeito, acaba se mostrando mais uma sacada. O silêncio presente em quase todo o jogo acaba criando um clima de suspense e as músicas e sons aparecem apenas quando necessário. E mesmo com essa deficiência da época, o trabalho realizado por Jean-François Freitas, responsável pelas músicas acaba deixando uma ótima impressão.

Veredicto

Out of this World é com certeza um dos maiores jogos da história e ajudou a criar um estilo que inspirou vários outros games como Flashback, Fade to Black, Heart of Darkness e Heart of the Alien. Recentemente o também designer de jogos Fumito Ueda, responsável pela criação de ICO e Shadow of the Colossus disse que se inspirou em Out of this World para criar a aventura do menino chifrudo. Portanto se você quer relembrar o épico do cientista Lester ou ainda não jogou esta maravilha e possui um flash card para GBA, não perca tempo e pegue logo este game.

Prós:

- A amizade entre Lester e o alienígina realmente comove;

- Ideal para quem gosta de desafios altos;

 - Relembrar os velhos tempos de Snes e Mega Drive;

- Poder salvar o game a qualquer momento.

Contras:

- Tempo de resposta dos controles às vezes atrapalha;

- Várias vezes você sentirá vontade de destruir o GBA;

- Muito curto.

  

- Conheça o site do jogo!

relacionados


Comentários