Meio Bit » Arquivo » Internet » Melhorias no compartilhamento de itens e botão "gostei" no Google Reader

Melhorias no compartilhamento de itens e botão "gostei" no Google Reader

15 anos atrás

A cada atualização, o Google Reader fica mais parecido com uma rede social. Há pouco tempo foram os itens compartilhados associados a comentários curtos nas entradas de posts; ontem, mais alguns recursos nessa linha desembarcaram no agregador de feeds do Google.

O primeiro é a busca por pessoas. Integrada com sua lista de contatos do Gmail, mas não limitada a ela, o novo recurso permite encontrar contatos que tenham conta no serviço e o usem para compartilhar itens interessantes, via Google Profiles. Encontrando o contato desejado, basta clicar no botão Follow [nome], e ele entrará para sua lista de contatos no Reader.

people-search-reader-16072009

Quando novas pessoas passam a segui-lo, o Reader agora notifica, e pergunta se a recíproca vale, ou seja, se você deseja seguir quem te segue:

notifications-google-reader-16072009

Ainda nessa área de contatos, a página de opções de compartilhamento traz novidades. Dentre elas, merecem destaque a integração com o Google Profiles, que adiciona a página de itens compartilhados automaticamente; a página protegida, equivalente ao cadeado do Twitter (com ela ativada, somente seus contatos poderão ver seus itens compartilhados); e integração com o Google Contatos, que dá permissão para comentários em itens compartilhados aos grupos que você mantém.

sharing-options-16072009

Também nessa página há algumas formas de promover o Reader entre amigos, como envio de convites e criação de clips (widgets) de itens compartilhados para colocar em blogs e sites.

Famoso no FriendFeed, o outro recurso que estreia no Google Reader é o botão “gostei”. Funciona assim: se você leu um post, e o achou legal, basta clicar no botão “gostei” e esse voto será contabilizado. Detalhe: os votos são públicos, o que significa que qualquer um que assine o feed que contém a entrada favoritada verá seu voto. Uma boa forma de encontrar pessoas com gostos/interesses similares, e passar a segui-las.

gostei-17062009

Além de fomentar a colaboração no Reader, a Google promove uma verdadeira aula de integração de seus produtos com essa grande atualização. Provavelmente alguém reclamará de coisas como o fato dos votos do “gostei” serem públicos, mas no geral, todas as mudanças são bastante positivas e bem-vindas.

relacionados


Comentários