Meio Bit » Arquivo » Internet » Twitter lança nova página inicial

Twitter lança nova página inicial

15 anos atrás

Havia um certo burburinho sobre o redesign da página inicial do Twitter. Rumores indicavam que ela poderia ser apresentada a qualquer momento, e assim o foi: na madrugada de ontem (28/7) para hoje, a nova página estreou (confira o anúncio, no blog oficial).

A mudança para a versão antiga é enorme, e retrata melhor a essência do serviço para novos usuários em potencial. Essa foi, aliás, a motivação do redesign, segundo Biz Stone, co-fundador do Twitter.

Um aspecto curioso do Twitter, e ressaltado/confirmado com essa recente mudança, é a mutabilidade da rede; ela começou como um mero indicador de status, algo como a mensagem pessoal do Windows Live Messenger, com foco em mobilidade (que ainda é seu forte, só para constar). Mas as pessoas, os usuários, ignoraram o “what are you doing?” (“o que você está fazendo?”, em inglês) que aparece no dashboard, e passaram a escrever sobre praticamente tudo. Essa mudança de comportamento transformou o Twitter no fenômeno que é hoje, e os desenvolvedores, ao invés de resistirem, abraçaram a ideia.

twitter-home

A nova página inicial exclui o famigerado “what are you doing?”, e ao invés desse slogan, apresenta outro, que instiga os usuários a compartilhar e descobrir o que está acontecendo nesse momento, em qualquer parte do mundo. Seguindo essa linha, a busca, que embora capenga a longo prazo, funciona para eventos que estejam rolando no momento, ganhou bastante destaque. No rodapé, três linhas de trending topics: a primeira mostra os assuntos mais comentados do último minuto, a segunda, do dia, e a terceira, da semana.

A mudança restringe-se à página inicial do Twitter. As internas continuam iguais antigamente, com apenas uma mudança mínima (agora tweets são assim chamados, e não mais updates). O Twitter continua em transformação, e o que é melhor, (quase) sempre de acordo com os interesses e práticas dos usuários. Que continue assim.

relacionados


Comentários