Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Um morre, outro nasce: Intel lança Moblin 2 Linux (é, outra distro)

Um morre, outro nasce: Intel lança Moblin 2 Linux (é, outra distro)

It's the circle of liiiifeee...

É tudo que o mundo precisava, mais uma distribuição Linux. Já não basta o Satux?

Pelo visto para a Intel não.

Derivado do Fedora, o Moblin 2 ainda está em alfa, mas já é possível baixar e testar.

15 anos atrás

It's the circle of liiiifeee...

É tudo que o mundo precisava, mais uma distribuição Linux. Já não basta o Satux?

Pelo visto para a Intel não.

Derivado do Fedora, o Moblin 2 ainda está em alfa, mas já é possível baixar e testar. A idéia é fazer um Linux rápido e funcional para netbooks, até por isso usam o Xfce ao invés de ambientes mais pesados. Também dedicaram especial atenção ao Internet Connection Manager, o que será bem-vindo. Quem lida com redes alienígenas em viagens sabe o quanto é complicado às vezes.

Não é que só pode haver um, mas muitos chega uma hora que cansa.

O que não gosto da história é que a Intel está explicitamente querendo que a "cumunidade" toque o projeto. Como assim, Bial? Vocês vendem os netbooks (ou pelo menos a base de hardware e especificações) então façam o software também. Se a comunidade não gostar então ela mesma criará uma alternativa.

"criar" uma distro e soltar para quem quiser tocar adiante, vindo de uma megacorporação é algo que cheira mais a tirar da reta e reduzir despesas do que "participar" de alguma coisa.

Fora que depois do que aconteceu com o OpenOffice e o MySQL, eu fico com três pés atrás com projetos Open Source tocados por grandes corporações. Financiamento sim, controle e autoria não.

Fonte: Ars Technica

relacionados


Comentários