Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Inicializando o micro pelo 'pendrive'

Inicializando o micro pelo 'pendrive'

17 anos e meio atrás

pendrive.jpg Hoje me vi na insólita situação de ter que atualizar a BIOS de um micro que não possuia drive de disquetes, nem de CD. Para piorar, o HD tinha o Linux instalado, o que impossibilitava rodar o programa de atualização da BIOS, feito para DOS.

Solução mais rápida: abrir o gabinete e instalar o drive de disquetes.

Solução mais interessante: criar um pendrive de boot.

Aqui mesmo, no MeioBit, já havia uma dica de como fazer. No entanto, o link para o site da HP estava quebrado. Uma pesquisa rápida revelou o novo endereço do programa HP Drive Key Boot Utility. Originalmente criado para fazer o "update" de firmware dos micros da empresa, ele também pode nos ajudar a criar chaveiros USB que inicializem micros "genéricos".

Depois de baixar e instalar o aplicativo, tive uma surpresa: ele precisa de um disquete ( ! ) para gerar a instalação. Mas aí, voltaria à solução mais simples...

Como para tudo na vida existe remédio, encontrei o Virtual Floppy Drive. Como o próprio nome diz, ele cria um drive de disquete virtual, muito útil para esse caso. O programa não tem mistérios e basta indicar um nome de arquivo qualquer, para que ele crie nosso "disquete virtual".

A última parte, era gerar um "disco de boot" nesse "disquete". No XP, isso é possível clicando com o botão direito sobre ele e, depois, em 'Ferramentas'. Outra opção, é baixar uma imagem ( um arquivo executável que criará o disco de boot, na verdade ) no site Bootdisk.com.

Pronto. Com o "disquete" de boot carregado, bastou rodar o HP Drive Key Boot Utility e indicar o caminho do drive. Copiei os arquivos de atualização da flash para o pendrive e iniciei a máquina, com o cuidado de mudar na BIOS o dispositivo de boot ( USB Drive ).

Existem muitas outras formas de fazer um pendrive inicializar o micro. Esta é só uma bem tortuosa...

relacionados


Comentários