Meio Bit » Arquivo » Internet » Flavors.me: cartão de visitas virtual minimalista

Flavors.me: cartão de visitas virtual minimalista

14 anos atrás

Ter uma presença online agitada gera muito conteúdo. Cadastre-se num microblog, rede social de fotos, site de vídeos, e crie um blog, e você terá uma bela “dor de cabeça”, no bom (ou não) sentido, para manter tudo isso atualizado, e, o que é mais difícil, centralizado.

Ferramentas de lifestreaming, como o FriendFeed, ajudam nesse tipo de organização, mas não são exatamente a coisa mais apresentável do mundo. O último redesign do FriendFeed, aliás, é mais feio que bater na mãe.

Isso deixa uma brecha para espécies de cartões de visita virtuais. Páginas simples, minimalistas, criadas com conteúdo gerado fora delas, apenas para apresentar virtualmente uma pessoa a quem quer que tenha interesse. E, dentre várias soluções, nenhuma boa o suficiente para chamar a atenção, aparecer o Flavors.me.

O Flavors.me apela para o minimalismo, da mesma forma que outros serviços já estabelecidos, como Tumblr e Deadline, o fazem. A interface é fácil e com poucas opções, mas permite criar páginas dos mais variados tipos e formatos, com poucos cliques e HTML-free.

flavorsme-20091202

Ao fazer login, um formulário simples com três itens aparece: nome, e-mail e bio. Na aba ao lado, temos a lista de serviços, que serve para “abastecer” sua página. O leque de serviços é bem reduzido, mas já tem coisas suficientes para começar a brincar. São eles:

  • Flickr;
  • Tumblr;
  • Twitter;
  • Vimeo;
  • Last.fm;
  • Facebook;
  • goodreads;
  • Netflix;
  • RSS (genérico).

servicos-flavorsme-20091202

Para quem escreve em mais de um blog, há um problema (o mesmo do Windows Live, aliás): pode-se colocar apenas uma instância do item RSS. A saída é fazer um mashup de feeds com o Yahoo! Pipes, e jogar o feed dele no serviço. No Meio Bit existe um bom tutorial a respeito, e quem quiser, pode clonar o meu pipe e fazer as devidas alterações, sem problema.

As alterações visuais são on the fly, ou seja, o usuário vê as mudanças na medida em que altera as opções. Na sua página, quando se está logado, clicando no link Show design panel, um painel flutuante surge. Dali são feitas todas as alterações.

edicao-tema-flavorsme-20091202

O Flavors.me ainda apresenta alguns problemas, como bugs na hora de acrescentar serviços, e carência de recursos básicos, como domínios próprios ou mesmo a inclusão de um e-mail na página pessoal. De qualquer maneira, a ideia é genialmente simples, e até agora, ouvi muitos elogios à proposta e, principalmente, à execução da ideia. Less is more, como dizem por aí.

Por ora, o Flavors.me só é acessível mediante convite. Mas não se desespere: basta cadastrar seu e-mail na home do site, e esperar um pouco que ele chega. No meu caso, demorou pouco mais de uma hora. E se ficou curioso, eis meu cartão de visitas virtual 🙂 .

Fonte: Tiago Dória.

relacionados


Comentários