Meio Bit » Arquivo » Internet » Poderia o Twitter substituir o Google Reader?

Poderia o Twitter substituir o Google Reader?

14 anos atrás

Robert Scoble, (quase) sempre polêmico, aprontou das suas novamente. Num post, disse que parou de usar o Google Reader. Até aí, tudo bem. A surpresa reside no substituto para seu (ex-)leitor de feeds: Twitter.

Em suas justificativas, Scoble diz que o GReader é lento, confuso, que a parte social da ferramenta é ruim, e que ele perde na corrida pela última notícia quando comparado ao Twitter.

Seu texto causou alvoroço, a ponto de fazê-lo publicar um segundo sobre o mesmo assunto, por… como dizer… ser meio “umbigosférico”. Ele é, de fato, uma exceção: seu GReader demora mais de um minuto para abrir, e tendo mais de mil “amigos”, recebe uma enxurrada de recomendações, posts compartilhados e tudo mais. Mas, aqui está o “x” da questão: ele é exceção. Muitas coisas nesse meio tech Scoble previu e ajudou a consolidar, mas nesse caso, talvez tenha perdido o fio da meada. Porque é raro alguém chegar a tamanha base de dados no GReader a ponto de ferrar com o carregamento do site, né?

twitter-ou-greader-20091103 Além disso, a solução apresentada por ele a esse problema não parece compatível. O Twitter é, sim, uma excelente fonte de notícias e informações, mas tem um escopo diferente do do Google Reader. Uma estrutura diferente. Um sentido diferente. Em suma, são serviços completamente diferentes. Claro, um pode fazer as vezes do outro, e vice-versa, mas em casos isolados e, a bem da verdade, com muita força de vontade de quem se dispõe a fazer essa troca de papéis.

Ler os comentários dos dois posts é garantia de bons debates. Os comentaristas/leitores do Scoble saíram em defesa do GReader com unhas e dentes, e isso, ao invés de trollagem, reverteu-se em argumentos difíceis de serem batidos pelo blogger.

O Twitter não é lá muito popular entre leitores do Meio Bit, mas acredito que o Google Reader o seja. Então, passo a bola para vocês: acham que o microblog poderia substituir o Google Reader a contento?

relacionados


Comentários