Meio Bit » Arquivo » Indústria » TechCrunch50 - Terceira parte

TechCrunch50 - Terceira parte

15 anos e meio atrás

Olá pessoal, com muitas novidades apresentadas nestes 3 dias de evento Conferência TechCrunch50, conheçam um pouco mais sobre as empresas deste terceiro dia, onde tivemos novos tipos de redes sociais, pesquisas diferentes, recomendações de produtos e outros.

 

Bloco1: Mídias

clip_image002 VideoSurf: Oferece uma nova experiência de vídeos na Internet: Ao pesquisar um seriado, você terá como sugestões vídeos dos personagens, por exemplo. Hoje criamos muitas tags para vídeos, mas sempre manualmente e VideoSurf surgiu para resolver este problema. Você pode também compartilhar vídeos e melhor: pode escolher somente uma parte para compartilhar. VideoSurf foi a grande escolha dos jurados, eles acreditam que vem para resolver problemas e inovar o jeito em que visualizamos vídeos hoje.

 

clip_image004Fotonauts: Fotopedia. Keep using everything, they sincronize, they use. Collaborate. Muito bom, um passo a mais do que Flickr. Mas qual o modelo de negócio? E sobre a distribuição? Ganhou atenção porque é o tipo de site que cria a própria legião de fãs, que ficam viciados e usam cada vez mais e mais o site.

 

clip_image006 Bojam: Você já pensou em montar uma banda? Mas e se o baterista morar em outro estado? E o baixista em outro país? Com Bojam é possível que mesmo assim vocês toquem e criem juntos. Os juízes acreditam que tem sucesso, Guitar Hero e Rockband está provando que as pessoas querem interagir com músicas e Bojam oferece uma grande ferramenta para isto, podendo oferecer até professores e aulas.

 

clip_image008 Gazopa: Os japoneses da Hitachi criaram um jeito diferente de pesquisar imagens. Com GazoPa você faz uma pesquisa de imagem mais inteligente: ao procurar por uma bolsa, o site lhe oferece sugestões de outras bolsas, por exemplo. Você pode também desenhar algo, e o site reconhece o objeto e busca algo parecido. Os juízes acharam boa a idéia, mas não sabiam se isto seria suficiente para criar uma empresa e também viram que o sistema ainda tem alguns problemas para reconhecer o padrão da foto.

 

 

Bloco 3: Vertical Social Networking.

clip_image010Birdpost: As pessoas que gostam de observar pássaros geralmente também gostam de avisar aos amigos o local e tipo de pássaro avistado. Com BirdPost, usando Google Maps você pode marcar e compartilhar a localização dos pássaros e enviar alertas para amigos caso veja algum pássaro raro.

A reação dos jurados foi uma surpresa: Começaram não dando muita atenção, mas ao saberem que o mercado de observadores de pássaros gira em torno de 32 bilhões de dólares, Birdpost recebeu muitos elogios, por conhecer o mercado e por ter pouca concorrência e por entrar em um mercado que promete muito.

 

clip_image012 Closet Couture: Essa empresa quer resolver um problema que geralmente dura uma hora e meia(para mulheres): escolher uma roupa para sair! Você pode tirar fotos das suas roupas e colocar no site, onde um especialista irá lhe ajudar a combinar roupas e bolsas. Tem até uma lista de desejos, o que pode ajudar os homens a comprar as roupas certas para as mulheres. Foi muito bem recebida a idéia, e com Gucci e outras empresas da moda apoiando, tem um grande potencial.

 

clip_image014Causecast: Uma rede social que promete ser o ponto de encontro de celebridades, fãs, pessoas interessadas em fazer parte de causas beneficentes e fazer algo melhor para o mundo. Jennifer Lopez é uma das muitas celebridades utilizando CauseCast. Causecast foi muito elogiados pelo jurados, pela iniciativa, pela filantropia e pela necessidade de existir algo assim.

 

Footnote: Uma das apresentações mais sérias (e mórbidas) da conferência. Footnote é uma rede social para os mortos. Sim, através de dados coletados do governo, eles possuem mais de 80 milhões de americanos (falecidos) cadastrados no sistema. Os familiares podem colocar fotos da pessoa e criar uma linha do tempo. Os jurados até fizeram perguntas, mas somente um se disse avesso à rede social, falando que não gostaria de ver dados de familiares no Footnote. Uma pergunta não foi feita: para adicionar alguém, será que precisa mandar convite?

 


Bloco 4: Pesquisa e Recomendações

clip_image016GoodGuide: Quando compramos um produto na loja, nem imaginamos de onde vêm todas as matérias-primas que o originam. E se um dos componentes for prejudicial à saúde? GoodGuide pesquisa diversos componentes de produtos, como o produto prejudica o meio ambiente e reporta tudo isso ao site. A grande escolha dos jurados, todos falaram que é uma ótima iniciativa e que ainda bem que eles criaram este site, pois é algo que já deveria existir há muito tempo. Simplesmente a escolha de todos os jurados e ótimos comentários da platéia.

 

clip_image018 GoPlanit: Planejar uma lua-de-mel pode ser bem interessante na primeira hora, mas depois de se perder em vários resultados de sites de busca, fica difícil decidir o que fazer naquela data tão especial. GoPlanit ajuda no planejamento de viagens, basta você entrar com alguns dados e o sistema lhe oferece as opções turísticas mais comum para o lugar aonde você está indo. Eles falaram que apesar do mercado de turismo ser muito grande, mas extremamente saturado, há um potencial para GoPlanit.

 

clip_image020TrueCar: O mercado de carros usados parece enfrentar um problema no mundo inteiro: você nunca sabe se está pagando o melhor preço pelo calhambeque. Duas pessoas podem entrar em uma loja e ao perguntar o preço de um mesmo carro e receber dois valores diferentes. Para resolver este problema, TrueCar é um serviço de recomendação de preços, onde usuários colaboram. Eles acharam difícil conquistar o público-alvo.

Goodrec: Um site de recomendações podendo usar o Google Maps, onde amigos podem compartilhar opiniões e recomendações.

 

Vocês podem ter notado que ficou faltando o bloco2: Jogos! Como acredito que muitos leitores se interessam pelas novidades dessa área, colocarei uma cobertura mais detalhada junto com o próximo post, onde conto detalhes do(s) vencedor(res).

 

Um pouco mais sobre os especialistas (ou “jurados”):

image

image

image

Bradley Horowitz

Joi Ito

Sheryl Sandberg

Trabalha com o Google Docs, Apps, Talk, Blogger. Presidente da Creative Commons. Diretora de operações do Facebook.
     

image

image

image

Robert Scoble

Jeff Weiner

Don Dodge

Blogueiro, conhecido pelo blog Scobleizer. Executivo da Accer e Greylock partners. Investidor do Altavista e Napster, trabalha atualmente na Microsoft.
     

image

image

 

Loïc Le Meur

Sean Parker

 
Presidente do Seesmic. Fundador de Causes no MySpace e Faceboook.  
     
     
     
     

relacionados


Comentários