Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » O Universo dos Demos 3D

O Universo dos Demos 3D

16 anos atrás

Nos anos 80/90 era muito comum a troca de arquivos de "demos", programinhas escritos em linguagem de máquina que faziam coisas impossíveis, como gerar gráficos 3D, efeitos psicodélicos e trilhas sonoras, geralmente on the fly.

A maioria desses demos era muito pequena, raramente passando 300KB. Os programadores foram se organizando e desde 1992 temos a Assembly Demo Pary, uma competição na Finlândia onde programadores do mundo inteiro vão demonstrar suas capacidades.

Assembly Demo Party - 2002 - visão panorâmica. Fonte: Wikipedia. Uso sob permissão, licenciada sob a GNU Free Documentation License.

Veja abaixo um demo para o Amiga, escrito em 1990. Lembre-se que o computador não tinha placa 3D, aceleração de vídeo além do básico, OpenGL nem NADA comum a qualquer OLPC de hoje em dia. Rodava um processador 68000, a 7,8MHz (não GHz, MHz) com 512KB de memória. KB, não MB.



Uma categoria especialmente interessante é a dos demos de até 64KB. Não MB, KB. Os programadores são verdadeiros magos, comprimindo imagens, gerando texturas e músicas procedurais, e gerando apresentações de mais de cinco minutos. Veja o demo Dead Ringer, do grupo Fairlight, abaixo:


Esses caras definitivamente sabem programar.

relacionados


Comentários