Meio Bit » Arquivo » Internet » Qual o melhor software para blogar no desktop?

Qual o melhor software para blogar no desktop?

16 anos atrás

Essa foi a pergunta que fiz para alguns colegas e cada um veio com uma escolha diferente. Como eu trabalho com Windows e Mac, a tarefa ficou ainda mais complicada. Desde a viagem para a cobertura da CES, tenho testado nada menos que 14 aplicativos para editar posts e publicar direto do desktop, sem a necessidade de usar a ferramenta online.

Existem vários sistemas de blogging ou gerenciadores de conteúdo disponíveis, como WordPress, Movable Type, Blogger, etc. No caso do MeioBit, usamos o Drupal, que usa a Application Programming Interface (API) do Movable Type, também conhecida como MetaBlog API. Para quem não tem idéia do que seja uma API, basicamente é um conjunto de regras, funções e recursos comuns para programação.
Por exemplo, criar uma extensão do Firefox, utiliza-se uma API, uma interface de programação para ele. Ao fazer isso, garante-se a integridade e compatibilidade dos programas.

Eis a lista, em ordem alfabética:

- BlogDesk
- BlogJet
- Contribute
- Ecto
- Flock
- MacJournal
- MarsEdit
- Qumana
- RocketPost
- Scribefire
- w.bloggar
- Windows Live Writer
- WinJournal
- Zoundry

Recursos

Os programas variam bastante em recursos, mas o que eu mais tenho precisado é uma edição mínima de imagem, como criar thumbnail, aplicar efeito de sombra e se possível, uma marca d'água. Todos os editores, com exceção do w.blogar são visuais (WYSIWYG - What You See Is What You Get), mas dão acesso ao código-fonte sendo gerado.

Todos eles têm o mínimo de edição de texto como negrito, itálico, incluir links e imagens. As interfaces variam bastante também. Existem editores pagos também, principalmente para Mac, mas fiquei muito decepcionado com os recursos, chegando a ser inferiores a soluções gratuitas disponíveis para Windows.

Os melhores para Windows

1. BlogDesk
2. Windows Live Writer

São os melhores programas para edição em desktops. São gratuitos, possuem recursos de edição de imagem como efeitos de sombra, interface amigável e possuem suporte a múltiplos publicadores de blogs.

O BlogDesk ficou em primeiro lugar por ter o melhor editor de imagens interno de todos os aplicativos testados. Precisa cortar parte uma imagem (crop), aplicar uma moldura e efeito de sombra? Tudo feito dentro da aplicação. Quer um efeito de papel rasgado? Também tem, entre vários outros.

O Windows Live Writer fica em segundo, mas possui qualidades que o BlogDesk não tem, como efeitos de cores nas imagens. Ele só realmente ficou atrás pois não consigo, por nada desse mundo, fazer com que ele publique títulos acentuados corretamente, sempre apelando por HTML Encoding ao invés do caracter puro. Se alguém souber como forçá-lo a escrever ã no título ao invés de "ã", por favor, deixe um comentário.

Os melhores para Mac

1. Scribefire
2. Ecto

Infelizmente, o Mac está mal servido de programas gratuitos com suporte a imagens. O Scribefire é a melhor opção, já que os outros softwares não fazem muito mais do que ele oferece e de graça. De todos eles, o Ecto merece menção honrosa por ser o pago mais bem feitinho e custar menos de 20 dólares, mas ele não chega aos pés do BlogDesk ou Windows Live Writer.

Imagino que o Linux caia na mesma categoria do Mac e o Scribefire seja a melhor opção também.

E você?

Qual a melhor solução para edição de blogs para você, leitor e blogueiro? Compartilhe conosco.

relacionados


Comentários