A Microsoft cumpriu quando se comprometeu a oferecer 10 anos de suporte ao Windows 7, lançado em 22 de outubro de 2009. Estamos em pleno 2021 e o prazo de 10 anos terminou. Você acabou de comprar ou ainda tem um notebook com Windows 7? Calma, não jogue pela janela. Siga alguns passos e atualize o PC com o Windows 10.

O que isso significa?

Isso significa que a Microsoft descontinuou o suporte ao Windows 7, e agora foca no Windows 10. Contudo, ainda encontram-se computadores com Windows 7 instalado, seja nas casas de consumidores que ainda não se atualizaram ou mesmo no varejo.

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, notificou varejistas brasileiros sobre a venda de notebooks com Windows 7, versão do sistema operacional deixou de ser suportada por completo e sem extensões da Microsoft em 14 de janeiro de 2020.

O que você precisa saber?

Nota da Microsoft:

“A assistência técnica e as atualizações de software do Windows Update que ajudam a proteger o computador não estão mais disponíveis para o produto. A Microsoft recomenda fortemente que você faça a migração para o Windows 10 para evitar uma situação em que seja necessário um serviço ou suporte que não está mais disponível”.

Sem suporte, o Windows 7 deixa de receber atualizações funcionais e de segurança, deixando o usuário vulnerável a ataques que se aproveitam de falhas do velho software.

O suporte ao navegador Internet Explorer, em notebook com Windows 7, também acabou nesta data. Como um componente do Windows, o IE segue o ciclo de suporte do sistema operacional em que está instalado. Foi substituído pelo novo Microsoft Edge.

O serviço de atendimento ao cliente da Microsoft não está mais disponível para fornecer suporte técnico. Outros serviços também deram adeus: determinados jogos, como Gamão na Internet e Damas na Internet, e o Guia Eletrônico de Programação para o Windows Media Center, foram descontinuados no mesmo janeiro de 2020. 

Quem continuar usando o Windows 7 após o término do suporte, não vai ver o computador deixar de funcionar. Pelo contrário, o sistema operacional continuará sendo inicializado e executado mas, se conectado à internet ou exposto a pendrives contaminados, não terá qualquer update que segurança que impeça o mal uso dos recursos, a captura de dados ou exploração por meio de falhas não corrigidas.

O que você deve fazer

A orientação é fazer a migração para um novo dispositivo com Windows 10 ou atualizar o seu velho dispositivo para o Windows 10. É verdade que o sistema atual aproveita os últimos recursos de hardware dos computadores novos. Contudo, é possível fazer upgrade de computadores mais antigos com Windows 7 compatíveis com Windows 10.

O upgrade gratuito para o Windows 10 encerrou em 29 de julho de 2016. Estourado o prazo, o usuário precisa comprar um novo dispositivo já com Windows 10 embarcado ou adquirir uma versão completa do software (com chave de ativação) para fazer upgrade de seu dispositivo atual. Contudo, não faltam relatos de que a Microsoft ainda deixa atualizar grátis do Windows 7 para Windows 10. Não há divulgação oficial disso.

‘Acabei de comprar um notebook com Windows 7’

Se você foi um dos poucos que ainda encontrou computadores com Windows 7 no varejo e achou uma pechincha comprá-los, saiba que o Windows 7 ainda poderá ser instalado e ativado após o fim do suporte. Mesmo vulnerável a riscos de segurança.

É importante ativar, caso você tenha uma chave de segurança, para conseguir fazer o update para o Windows 10 (gratuito ou pago) e deixar de usar essa versão mais antiga.

Consigo manter meus dados e programas?

Talvez não.

A Microsoft recomenda fazer uma nova instalação de seus programas e aplicativos depois deu uma instalação limpa do Windows 10, que conta com a Microsoft Store, com uma variedade imensa de apps de terceiros que podem ser facilmente baixados e instalados, em vez de baixar o arquivo instalador (.exe) diretamente no site oficial. 

Para qualquer software que não esteja disponível na Microsoft Store, o processo segue o mesmo: acessar o site oficial da empresa e baixar a versão atual para o Windows 10.

E o meu pacote Office?

Fique tranquilo, as versões do Office já compradas continuarão a ter suporte da Microsoft, enquanto estiverem dentro da política de ciclo de vida estabelecida pela empresa. 

A exceção é que se você estiver executando uma dessas versões do Office no Windows 7 e tiver um problema causado ou relacionado ao Windows 7, e não ao Office, não haverá suporte para o seu problema. O ideal é usá-lo, sob a mesma chave/licença, mas no Windows 10. Veja a tabela de compatibilidade do Office com o Windows 7, 8.1 e 10.

WindowsOffice 2010Office 2013Office 2016Office 2019
Windows 7Com suporte
(com exceções)
Com suporte
(com exceções)
Com suporte
(com exceções)
N/D
Windows 8.1Com suporteCom suporteCom suporteN/D
Windows 10Com suporteCom suporteCom suporteCom suporte

Alternativas ao Windows

Caso você não consiga mais atualizar o seu notebook com Windows 7 para o Windows 10, é possível migrar para um sistema baseado em Linux, com interfaces bem similares.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados